Por mais inconstantes que sejam as decisões sobre se o ensino presencial permanecerá ou não face ao aumento de casos de contaminação por COVID-19 nos estados, há alunos no momento locados nesta modalidade de ensino.
As crianças ainda representam o menor risco fatal em quadros de infecção por coronavírus, no entanto, ainda não há estudos sobre sequelas que podem ser desenvolvidas ao longo dos anos, o que aumenta a necessidade de proteção.
Medidas de cautela foram ajustadas na tentativa de evitar contaminações. Contudo, esteja atento! Conheça o planejamento da escola em termos de prevenção e não deixe de cobrar rigor em seu cumprimento caso observe irregularidades.
Confira as principais perguntas e respostas:
Qual o distanciamento proposto entre carteiras?
As salas devem contar com distanciamento de 1,5m e carteiras vazias como companhia lateral.
Qual a obrigatoriedade de máscaras?
Crianças até 5 anos tem uso facultado à receptividade e, a partir de 6 anos de idade, obrigatório.
Como ensinar crianças menores a usarem as máscaras?
Procure conversar como principal meio de convencimento: mostre exemplos na internet, use a máscara em casa e busque normalizar sua utilização. É fundamental que elas entendam que o item é para sua segurança e a razão para usá-lo.
Incentivos também são muito importantes: escolha modelos divertidos, opções de personagens queridos e variedade para dar diversão à tarefa.
Quanto tempo meu filho pode ficar com a mesma máscara?
Para crianças menores, a indicação é de no máximo duas horas devido ao maior volume de secreções. Nos maiores, quatro horas é a indicação.
Há limite para a quantidade de alunos na mesma sala?
Não no momento. As instituições devem avaliar os espaços das salas e verificar quantos alunos podem abrigar dentro dos limites impostos de distanciamento.
Meu filho pode compartilhar objetos?
Preferivelmente, não. Procure mandar todo o material individual de seus filhos e ensiná-los a utilizar álcool em gel após a manipulação de objetos que não são deles.
Como funcionam as refeições feitas na escola?
Não há indicação de obrigatoriedade em enviar o lanche dos filhos de casa desde que respeitadas as medidas de segurança alimentar na cantina da escola.
Meu filho terá convívio social?
Sim. Os intervalos de aula serão respeitados. O convívio social é imprescindível na formação de caráter dos indivíduos e, com respeito ao distanciamento e uso de máscaras, deve ser estimulado.