Governo anuncia premiação com descontos para quem poupar energia

Medida busca estimular economia de energia com apoio financeiro

Com regras ainda não divulgadas, o Governo Federal anunciou uma espécie de “premiação” a brasileiros que pouparem energia.

Cada vez mais caras, as contas de luz refletem a grave crise hídrica que o Brasil tem enfrentado e poupar energia é uma solução muito consciente par o bolso e para o meio ambiente.

Durante uma entrevista coletiva de autoridades do setor elétrico, a informação da premiação de descontos foi repassada pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira:

"Haverá uma premiação para os consumidores residenciais, tanto regulados, comerciais e industriais. Estamos avaliando a métrica. A ideia é premiar os consumidores que tenham um esforço em reduzir a carga, aumentando a confiança e a redução do custo de geração", anunciou o secretário.

No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro determinou, por meio de decreto, a redução obrigatória no consumo de energia, entre 10% e 20%, por parte dos órgãos públicos federais.

As novas regras também incluem órgãos de administração pública, autarquias e fundações, ficando de fora apenas as estatais do país.

Apesar das declarações sobre a organização dos descontos, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) e deve passar por definições mais claras ainda no mês de setembro.

Tags: descontos energia elétrica

Veja mais