Você participa de programas de fidelidade? Veja dicas para aproveitar o máximo que eles oferecem

Aprenda a tirar benefícios do programa e passar bem longe de possíveis ciladas

Postos de gasolina, supermercados, farmácias, bancos, companhias aéreas e outros inúmeros estabelecimentos, contam, atualmente, com programas de fidelidade que oferecem diversas vantagens para os clientes participantes. Porém, antes de aderir, é importante tomar algumas precauções, para aproveitar apenas os benefícios do programa e passar bem longe de possíveis ciladas. Aí vão algumas dicas.

  1. Conheça o programa: antes de aderir a qualquer programa de fidelidade, tome o cuidado de ler o regulamento calmamente, para ficar por dentro de todos os termos do contrato. “Normalmente, as propagandas, ou até mesmo os promotores, divulgam apenas as vantagens do programa. Mas é importante conhecer as regras, questionar o atendente se houver dúvidas e, principalmente, verificar se há taxa de anuidade ou valor mínimo e obrigatório para compras, todos os meses”, indica Gisele Kobayashi, educadora financeira da CK Treinamento.
  2. Faça uma seleção: é importante não sair por aí aderindo a todo e qualquer programa de fidelidade, pensando que conseguirá uma variedade de benefícios, pois o tiro pode sair pela culatra. O ideal é escolher aqueles relacionados aos produtos que você mais consome ou às empresas e lojas em que tem o hábito de comprar com mais frequência. Assim, você converte o valor gasto em pontos ou em descontos para as próximas compras.
  3. Monitore seus pontos frequentemente: de nada adianta acumular pontos se, por pura falta de atenção, você não os utiliza. Na maioria dos programas, eles expiram depois de um determinado tempo. “Fique atento aos prazos de validade para a utilização dos pontos, para não perder o direito de utilizá-los. Caso contrário, seu dinheiro terá sido jogado fora”, pondera Leticia Camargo, planejadora financeira. No caso das milhas, por exemplo, se não for possível trocá-las por uma viagem, vale converter os pontos em outros tipos de produtos ou descontos.
  4. Não comprometa o seu orçamento: comprar mais do que precisa, só para juntar pontos, é uma armadilha da qual você deve passar longe. “É preciso cautela para não se deixar levar por benefícios ilusórios e acabar arrependido por ter feito, na verdade, um verdadeiro rombo no seu orçamento doméstico”, alerta Pedro Braggio, educador financeiro.

 

Tags: companhias aéreas descontos monitoramento orçamento pontos programas de fidelidade

Veja mais