Como utilizar o cartão de crédito do jeito certo

O papel de vilão muitas vezes dado a ele pode ser injusto em alguns casos

O cartão de crédito é visto por muitos como vilão do equilíbrio na vida financeira. Porém, o uso desse recurso acaba sendo muitas vezes interpretado de maneira incorreta.

Para começar, tente olhar para o cartão de crédito de outra forma. Ele deve ser visto como meio de pagamento e não de endividamento. O papel de vilão muitas vezes dado a ele, faz sentido, principalmente, na rotina dos menos organizados. O uso do cartão não é tão simples quanto parece.

A principal vantagem do seu uso está no fato de poder adquirir um produto ou serviço agora e pagar por ele só depois, quando chegar a fatura, além da possibilidade de parcelar o valor total da compra. Tudo perfeito, certo? Não, nada perfeito. A falta de conhecimento para usar esse benefício acaba levando muita gente ao endividamento.

A chance de consumo contínuo, aliado a um controle fixo de pagamentos, que é o vencimento da fatura, podem acabar gerando uma ideia de "dinheiro extra", além do orçamento. É comum que as pessoas façam suas compras, esqueçam-se que o dinheiro das parcelas já está comprometido com pagamentos futuros e assim fazem mais compras, acumulando várias parcelas. Aí está o erro.

Para evitar esse tipo de situação, saiba em quais compras e pagamentos o uso do cartão pode trazer benefícios:

1. Compras online

Ao fazer qualquer tipo de compra online e pagar com cartão de crédito, você tem o respaldo do banco se acontecer qualquer tipo fraude, diferente do pagamento com boleto bancário, que não oferece nenhum tipo de proteção. Além disso, você consegue cancelar a compra de forma mais rápida.

 Os dois tipos de fraude mais comuns em compras com cartão de crédito são a não entrega do produto e a clonagem do cartão, como explica Tom Canabarro, cofundador da empresa Konduto, que trabalha na prevenção de fraudes online. Nessas duas situações, o banco se responsabiliza por resolver o problema e estornar o valor.

 É recomendável, inclusive, desconfiar de sites que só aceitam pagamento por boleto bancário. “Qualquer outro meio de pagamento hoje é mais inseguro que o cartão de crédito. Os bancos têm aperfeiçoado muito suas tecnologias de segurança”, explica Marcos Nunes, diretor-geral de segurança digital para a América Latina da empresa UL.

2. Eletrônicos e eletrodomésticos

Vale a pena comprar produtos que têm garantia, como eletrônicos e eletrodomésticos, no cartão de crédito, como recomenda o diretor executivo da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM), Rubens de Andrade Neto. Vários cartões oferecem um tempo de garantia adicional, em parceria com a marca do produto.

Além disso, o cartão é uma ótima ferramenta de crédito para usar em emergências, quando sua geladeira quebrar, por exemplo. Nesse caso, parcelar pode ajudar a manter o resto do seu orçamento em dia, desde que você se organize para pagar as parcelas e não gaste desenfreadamente, como aconselha a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawati.

Outra vantagem é que o cartão dá 40 dias para pagar o produto, o que pode facilitar se tiver um gasto repentino e ainda não recebeu o salário do mês. “Se usado com maturidade, o cartão de crédito é uma ótima ferramenta financeira”, orienta Marcela.

3. Seguros

Vários cartões de crédito têm parcerias com seguradoras. Assim, basta usar o cartão e você está protegido por um seguro de vida, de viagem ou de carro, ao alugar um veículo.

Essa pode ser uma forma interessante de estar protegido e economizar com o custo dos seguros, como recomenda o diretor-executivo da ABSCM, Rubens de Andrade Neto.

Algumas seguradoras também têm cartões de crédito próprio, que dão desconto na contratação ou renovação do seguro e até reduzem o valor da franquia. No entanto, tenha cuidado para não ter cartões demais e esquecer de pagar alguma fatura.

4. Reserva de hospedagem e aluguel de carro

É muito comum que hotéis e locadoras de veículos exijam um depósito antecipado para realizar a reserva, de valor alto. No entanto, se você fornecer os dados do cartão de crédito antecipadamente, o pagamento pode ser efetuado só depois da utilização do serviço, com mais tempo para se organizar.

5. Passagens aéreas

As milhas acumuladas no cartão de crédito podem ser uma ótima alternativa para escapar dos preços altos das passagens aéreas e viajar sem gastar uma fortuna na alta temporada.

Também é cada vez mais comum os programas de fidelidade realizarem promoções com os cartões.

Você acredita que esteja usando seu cartão de crédito do jeito correto? Deixe seu comentário e divida com a gente sua experiência mensal com essa forma de pagamento.

Fonte: Dinheirama e Exame.com

Tags: cartão de crédito compras crédito descontos orçamento

Veja mais