Cartões de lojas valem a pena?

Com alta oferta, os cartões de loja reúnem vantagens e desvantagens

Na tentativa de fidelizar clientes, cada vez mais lojas promovem campanhas oferecendo cartões de crédito específicos para o consumo em suas redes.

Além da oportunidade de manter o cliente sempre comprando, a estratégia é uma excelente forma de aumentar as vendas, dada a facilidade a mais que os consumidores encontram em parcelar e ter limites de crédito dentro das lojas.

As condições variáveis de pagamento unidos aos descontos ocasionais ou fixos desses cartões, costumam convencer a maioria das pessoas a entrarem na lista de associados de crédito de várias lojas do país.

Atualmente, o Brasil conta com três tipos de cartões de loja disponíveis para o consumidor:

Private Label

Os cartões private label são aqueles que servem para uso exclusivo nas lojas em que foram feitos.

Desta forma, o crédito que eles proporcionam só funciona na rede que emitiu o cartão e funcionam como uma espécie de crediário.

Em geral, até mesmo a fatura só pode ser paga por lá.

Co-branded

O cartão co-branded costuma ser emitido por bancos em parcerias com as lojas.

Oferecem os descontos e serviços específicos da rede em que foram adquiridos, mas, acumulam a função de funcionarem como cartões de créditos aceitos em todos os estabelecimentos com o mesmo limite de compras.

Híbrido

O cartão híbrido é, de fato, um cartão de crédito regular com a função de compra na loja em questão, no entanto, varia o poder de compra do consumidor por lá.

Os cartões de crédito de lojas valem a pena?

Dentro dos conceitos de educação financeira, o crédito deve ser controlado atenciosamente.

Vários tipos de cartões com esta função podem dificultar esse controle, mas, com o planejamento correto, podem funcionar.

Para responder se eles valem a pena ou não, a primeira análise que deve ser feita é a periodicidade do consumo da família na instituição em que se pretende fazer o cartão.

Caso seja alta, ele pode valer a pena pelos descontos que oferece.

Entretanto, para não cometer enganos, é preciso verificar a anuidade, as taxas e os encargos.

Há situações, por exemplo, em que lojas oferecem o pagamento em 60 dias após a compra, no entanto, acrescem bons juros quando você opta por esticar o prazo de pagamento.

Avalie que tipo de cartão a loja oferece e os recursos que ele proporciona antes de encher a carteira com cartões de crédito de diversas redes.

Tags: cartões de loja crédito

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