Vergonha de negociar? Supere a timidez com 7 dicas
Quem nunca morreu de vergonha na hora de tentar negociar um desconto?
Acredite: tem muita gente que tem medo ou vergonha de negociar. Outros nem gostam de falar sobre isso... Ignoram, pagam e vão para casa perdendo a chance de economizar. Estamos falando de pechinchar, de pedir descontos, e isso não pode ser motivo de timidez, certo?
Saiba que com esta prática milenar, é possível poupar muito dinheiro agora para realizar grandes sonhos depois. Expressar o que deseja, defender seus argumentos e ser flexível para chegar a um consenso são passos fundamentais para se sair bem em todo o tipo de negociação, inclusive as que envolvem dinheiro.
Uma boa comunicação pode ajudar a garantir descontos e condições facilitadas de pagamento na hora da compra e até juros mais baixos, quando você precisa de crédito. “Vencer a vergonha e pedir um desconto, por exemplo, muitas vezes resulta em negócios mais vantajosos”, atesta a planejadora financeira Sylvia Nunes, que tem MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Se você fica tímido só de pensar em abordar um vendedor e pechinchar, aí vão 7 orientações que podem ajudá-lo a melhorar a oratória.
1. Antes de falar, respire fundo, pelo menos três vezes. A prática favorece o relaxamento.
2. Tenha em mente o que vai dizer. Se for necessário, fale consigo mesmo antes, como se estivesse ensaiando.
3. No momento da aproximação, vale recorrer ao bom humor para quebrar o gelo. Você pode, por exemplo, dizer que a pessoa se parece com alguém famoso. Se ganhar a simpatia do outro, será ainda mais fácil chegar a um bom acordo.
4. Se quiser ser entendido, fale devagar, pronunciando todas as sílabas das palavras.
5. Não confie na memória. Faça anotações sobre os pontos mais importantes de sua fala. Se vai negociar um desconto, por exemplo, anote o preço do produto na loja e o da concorrência. Se quer pagar em vezes, leve anotado o valor máximo com o qual pode se comprometer para cada parcela. Tudo isso ajuda a argumentar.
6. Aceite que todas as pessoas têm algum tipo de medo. Mas, para vencê-lo, uma medida importante é analisá-lo à luz da razão. O pior que pode acontecer é você não obter sucesso com a proposta apresentada, não é mesmo? E o ‘não’ você já tem, certo?
7. Você não precisa fechar negócio logo na primeira oportunidade, se sentir que não conseguiu se sair bem na conversa. Nesse caso, diga que vai pensar e que entra em contato depois. E entre mesmo. Quanto mais você se comunicar, mais se tornará experiente no assunto.
Tags:
consumo
crédito
economia na prática
orçamento