A chegada de uma criança é um momento importante na vida dos pais, familiares e amigos. Por isso mesmo, o chá de bebê já virou uma reunião tradicional, uma celebração da qual poucos abrem mão. “É uma data para deixar registrada, um momento de celebrar a nova vida que está prestes a chegar”, explica Eliane Fortes, organizadora de festas da empresa Festa a Caminho.
Porém, como este também é um momento em que os pais estão comprando o enxoval do bebê e preparando o quartinho, o ideal é que a comemoração não custe demais. E, felizmente, é possível encontrar saídas alternativas para fazer uma festa linda, sem desequilibrar o orçamento. Saiba como fazer isso, passo a passo.
Passo 1: Planeje com antecedência
O primeiro passo é escolher a data do evento, de preferência entre seis e sete meses de gravidez da futura mamãe. “Nessa fase, a gestante já sabe o sexo do bebê, escolheu o nome e está com uma linda barriguinha. Muitas já começaram a preparar o quartinho do bebê e o enxoval, e isso é importante para fazer a lista dos presentes que serão pedidos no chá”, orienta Eliane.
2: Defina quem serão os convidados
Antigamente, era comum convidar só mulheres, mas hoje os homens já se sentem à vontade para participar da brincadeira. O importante é que, no local escolhido, você possa acomodar todo mundo confortavelmente. Calcule que pelo menos 70% dos convidados deverão ficar sentados.
3: Faça a lista de presentes
É muito comum vincular a presença dos convidados à entrega de um presente, nesse tipo de ocasião. Porém, definir o que cada um deverá levar pode gerar constrangimentos, especialmente se alguém que faz parte da lista está com problemas financeiros. Para evitar, o melhor é enviar um convite convencional, mencionando os detalhes da festa, e fazer uma lista de chá de bebê em uma loja especializada. Daí, é só informar os mais íntimos da existência da lista e, na certa, eles se incumbirão de espalhar a notícia. “As listas de lojas têm várias vantagens. Uma delas é que a futura mamãe pode escolher exatamente os itens que deseja ganhar, incluindo os modelos, cores e tamanhos, que serão informados aos convidados na hora da compra. Outra conveniência: é possível trocar os itens recebidos, caso a mãe deseje”, explica Eliane.
4: Entregue os convites
Eles podem ser feitos no computador e enviados pelas redes sociais ou e-mail para as pessoas mais próximas e que possuem acesso à internet. Mas lembre-se de entregar um convite impresso para aquela tia ou avó que não costuma usar o computador. Você pode, inclusive, pesquisar em alguns sites especializados que oferecem convites com temas variados e que já vêm prontos para imprimir, sem custo algum.
5: Invista numa decoração personalizada
Nesse tipo de festa, não é preciso gastar tanto com a decoração. Mais vale usar a criatividade. Para economizar, usar objetos que vão fazer parte do dia a dia da criança é uma excelente pedida. “Bichos de pelúcia, balões, bolas, fraldas, roupinhas e até mesmo itens que vão decorar o quarto da criança dentro de alguns meses podem ajudar a deixar a festa com a cara do bebê”, ensina Tatiana Ulhôa, diretora executiva de eventos da empresa Decorando Emoções.
6: Acerte o cardápio
O ideal é fazer a festa no período da tarde e servir algo que seja prático de comer, usando apenas guardanapos. Para organizar um almoço ou jantar, você terá que garantir mesas para acomodar todos os convidados, comprar ou alugar pratos e talheres, o que, evidentemente, vai encarecer o evento. Em vez disso, aposte em sanduíches frios e quentes, salgados tradicionais, canapés, tortas salgadas, bolo, docinhos, salada de frutas, sucos, chás (quentes e gelados), café, refrigerante e água. As bebidas alcóolicas são dispensáveis, já que, além de não combinarem muito com o evento, também custam mais.
7: Agradeça aos convidados
Não é obrigatório oferecer lembrancinhas em um evento como esse. Mas é de bom tom fazer um agrado àqueles que se dispuseram a compartilhar um momento tão especial com você. Segundo as especialistas, enfeites sem utilidade não são as melhores opções. “Se a lembrança não serve para nada, ela fatalmente irá para o lixo. Uma opção gostosa e econômica é oferecer presentinhos comestíveis, como amêndoas confeitadas, brigadeiros de potinho ou pães de mel. Os docinhos podem ser personalizados com um cartão que traz o nome do bebê e com fitas coloridas”, finaliza Eliana.
Organize um chá de bebê inesquecível e econômico
É possível encontrar saídas alternativas para fazer uma festa linda