Pensando em dinheiro sem parar? Veja como não se estressar

Não gaste tanta energia se preocupando com isso

O dinheiro, ou a falta dele, pode ser um grande motivo para insônias, crise de ansiedade e preocupações. É comum até relatos de pessoas que adoecem por conta disso. Contudo, não é assim que se resolve os problemas, o relacionamento financeiro não deve ser pesado. Por isso, confira algumas dicas para ficar mais despreocupado quando o assunto é finanças.

Deixe as contas no automático

A tecnologia até que nos ajuda, hoje em dia é colocar contas físicas como água, luz, telefone, internet, tudo no débito automático. Isso evita que você fique tenso com o dia certo de pagar e ainda tenha que pagar juros por atraso.

Programe a hora das finanças

Não adianta ficar o dia inteiro pensando nas contas que têm que pagar. Por isso, tire um tempo exclusivo para fazer o planejamento financeiro. Se você dividir as contas com a família, chame todo mundo para sentar em volta da mesa e propor soluções. Lembrando que esse momento deve ser agradável e confortável.

É nessa hora que você estabelece objetivos e metas. Deixe tudo registrado, seja no computador, ou até mesmo em um papel. Além das contas habituais, reserve um dinheiro para emergências, assim evita que você seja pego de surpresa. Seguir um plano já definido é mais confortável e não gasta toda a sua energia do dia a dia refletindo ou tentando organizar isso.

Não sofra sozinho

Se está com um problema financeiro, falar com a família e os amigos pode ser uma forma de desabafo e livramento daquela angústia. Além disso, uma terceira pessoa pode te ajudar a encontrar uma melhor solução na resolução deste problema.

Outro ponto importante é a troca de experiências, você percebe que não é só você que sofre com isso. Uma tática que o seu amigo usa no dia a dia pode servir no seu orçamento também. Mas veja bem, você precisa confiar nessas pessoas, antes de falar, verifique se ela tem sentimentos positivos e que possa te ouvir sem julgamentos. 

Por fim, explicar ao outro que você está passando por um momento delicado de dinheiro, ajuda a manter os objetivos traçados na segunda dica. Seu amigo ou familiar vai entender que você não pode fazer um determinado programa porque precisa cumprir suas metas.

Conte com um profissional

Além da ajuda dos amigos, um profissional especializado em finanças pode te dar boas orientações de como organizar suas contas e ainda realizar sonhos. Existem até especialistas que fazem investimentos. Procure um de confiança e fique tranquilo.

Um bom contador também pode facilitar sua vida, declarar imposto de renda, emitir notas, realizar pagamento de funcionários, por mais que você dê conta de fazer tudo isso, pode ser estressante demais. Um contador pode pegar essa responsabilidade e você ficar despreocupado.

Qualquer preocupação afeta diretamente a nossa saúde, por isso, siga as dicas e melhore a sua relação com o dinheiro para que ela seja tranquila e estável.

Tags: estresse finanças

Veja mais