É possível presentear quem você ama sem ficar no prejuízo

Confira as dicas dos educadores financeiros Silvio BianchI e Pedro Bragiio

Como reflexo de um ano difícil para a economia nacional, a expectativa do desempenho do varejo em relação às vendas do Natal em 2016 não é muito boa. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) espera uma queda entre 4% e 5% em comparação a 2015.

Porém, na maioria das famílias, o momento da troca de presentes é mais aguardado que a própria Ceia, principalmente quando há crianças. Para que a alegria dos pequenos não seja conquistada às custas do endividamento dos adultos e para que não seja necessário abrir mão do presente é preciso ter cautela na hora das compras. Confira as dicas dos educadores financeiros Silvio BianchI e Pedro Bragiio para não deixar a data passar em branco e nem desequilibrar as finanças.

1 - Saiba o quanto pode gastar
Antes mesmo de entrar na primeira loja, faça as contas em casa e veja o quanto da sua renda você pode comprometer com os presentes de Natal. Para isso, basta checar o seu planejamento financeiro e verificar o que sobrará depois de quitar todas as despesas. Definido esse limite, faça tudo o que for possível para não o ultrapassar.

2 - Defina as pessoas que faz questão de presentear 
Planeje como dividirá o dinheiro que possui para comprar lembranças para cada uma delas. Faça uma lista com o nome do presenteado, o presente que tem em mente pra ele, o custo aproximado e a forma de pagamento. Depois, some o total e avalie se cabe no seu bolso. Se o valor ultrapassar o limite definido no passo anterior, reavalie a lista e diminua um pouco o valor de cada mimo ou o número de pessoas presenteadas.

3 - Abuse da criatividade
Que tal presentear as pessoas com algo que você mesmo fez? Pode ser uma cesta de Natal com comidinhas gostosas, uma caneca com trufas de chocolate ou até um vasinho decorado, com uma flor bonita. Além de permitir economizar dinheiro, a lembrança será personalizada e o sortudo que recebê-la sentirá o afeto e carinho que você colocou no presente.

4 - Antecipe as compras
Não deixe para sair às ruas nas semanas que antecedem o Natal, pois os preços sobem à medida que a data se aproxima. Procure se planejar com antecedência e tire um tempinho para pesquisar o preço do que quer comprar em sites e lojas físicas.

5 - Use parte do 13º
Se necessário, vale usar uma pequena parte dessa renda para comprar os presentes à vista. Além de não acumular dívidas, quem sabe você ainda não consegue um bom desconto nessas condições?

6 - Compre pela internet 
Geralmente os sites oferecem preços mais baixos do que o das lojas físicas. E isso sem contar a comodidade de comprar o que você quer sem ter que gastar tempo e paciência em filas. Compre com antecedência, já que pode haver imprevistos na entrega, e confirme os antecedentes do site. Geralmente, em fóruns de consumidores na internet como o Reclame Aqui, é possível pesquisar a reputação do site. E não se esqueça de pesquisar em mais de uma loja online para comparar os preços.

Tags: especial fim de ano financeiro planejamento

Veja mais