Você costuma recorrer aos trajetos mais curtos e ainda pesquisa os postos que oferecem os melhores preços antes de abastecer? Pois saiba que é preciso mais do que isso para diminuir as despesas com álcool e gasolina. Ficar atento aos cuidados básicos com o veículo faz toda a diferença no gasto com combustível e, no fim das contas, você estará economizando muito mais do que imagina. Confira as dicas dos especialistas no assunto e veja seu tanque render mais e mais!
Mantenha os pneus calibrados: “Quando os pneus não estão calibrados adequadamente, o atrito com o solo aumenta, fazendo com que o veículo fique mais lento. Com isso, alguns motoristas, inconscientemente, pisam mais no acelerador e o resultado é o consumo excessivo de combustível”, afirma Ailton Fernandes Oliveira da Costa, instrutor da Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo. Da mesma forma, realizar o rodízio dos pneus e fazer o alinhamento do carro periodicamente também são boas estratégias para economizar. Isto evita o desgaste desigual dos pneus, o que também fará você gastar mais com a troca deles.
Abasteça com combustível de qualidade: Este é um exemplo típico do ditado “o barato sai caro”. Gasolina e álcool de baixa qualidade são consumidos mais rapidamente, pois não liberam a quantidade de energia necessária para o bom desempenho do veículo. Eles também aceleram a deterioração dos sistemas de alimentação e controle de emissões do veículo, porque podem ter água, querosene e outros tipos de “ingredientes” adicionados à mistura para fazer o combustível render.
Faça revisão periodicamente: “Durante a manutenção é feita a troca, lubrificação, limpeza ou mesmo a simples checagem de determinados equipamentos, como os filtros de ar, de combustível e as velas, os quais, quando obstruídos, diminuem bastante o rendimento do seu carro”, explica Milad Kalume Neto, gerente de Desenvolvimento de Negócios da JATO Dynamics do Brasil.
Ande com o carro engrenado na descida: ao contrário do que muitos pensam, a famosa “banguela”, em vez de economizar combustível, faz com que o carro gaste ainda mais. Isso porque, ao deixar o veículo em ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta e consumindo gasolina ou álcool. “O correto é descer engrenado, pois o sistema de injeção identifica que não há aceleração e diminui ou até corta o consumo de combustível nesses casos”, diz Neto.
Calcule o rendimento do veículo: o cálculo é bem simples: basta dividir a quilometragem mostrada no reloginho do painel (o hodômetro) pela quantidade de litros de combustível colocada no posto. Por exemplo: se você encheu o tanque com 50 litros de gasolina, andou 600 km e depois completou com 45 litros de gasolina, deve dividir 600 por 45 (já que você usou, de fato, 45 litros para percorrer os 600 km). O resultado é 13,3 km/l – um carro bastante econômico. Não se esqueça de zerar o hodômetro para fazer as próximas medições e comparar os resultados. “Fazer disso um hábito pode servir como ferramenta para melhorar o rendimento do seu carro ou até mesmo para identificar algum problema mecânico precocemente”, finaliza o gerente.
Saiba como reduzir os gastos com o seu carro!
Ficar atento aos cuidados básicos com o veículo faz toda a diferença no gasto com combustível