Série #Dívidas: como e por que as pessoas contraem dívidas?

Conheça as principais causas para não cair em armadilhas

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) deste ano, 40% da população em idade adulta se encontra inadimplente, ou seja, 4 a cada 10 adultos brasileiros possui algum tipo de dívida pendente. Sempre que optamos por adquirir um produto ou serviço, e não pagamos por ele na hora, estamos assumindo uma dívida. Quando não conseguimos saldar as dívidas assumidas, ocorre o endividamento excessivo.

É comum que as pessoas consumam e, ao longo do mês, deixem o pagamento para um momento futuro. Por isso, é importante contar com um planejamento orçamentário e se atentar aos prazos e condições de pagamento das suas contas.

Para te ajudar a manter as suas contas em dia, separamos as principais causas de endividamento excessivo. Confira:

De onde geralmente surgem as dívidas

Gastos sazonais

Despesas sazonais são aquelas que surgem apenas em determinadas épocas do ano, como o IPTU, IPVA ou a renovação de matrícula dos filhos, por exemplo, ou ainda os gastos relativos a datas comemorativas, como aniversários, Natal, entre outros.

Por não estarem presentes durante todo o ano, como outros tipos de despesa, é comum que as pessoas se esqueçam desses gastos na hora de planejar o seu orçamento, e com isso, muitas vezes, surge a necessidade de recorrer a  desembolsos inesperados ou contratar alguma forma de crédito, como o cartão, o cheque especial ou um empréstimo, o que pode levar o consumidor ao endividamento.

Propagandas sedutoras

A tecnologia e as técnicas de marketing vêm se aprimorando cada vez mais, com o objetivo de levar as pessoas a consumirem com maior frequência e, muitas vezes, por impulso.

Por isso, fique atento às táticas de venda utilizadas pelas marcas e se mantenha, firme em seu planejamento, evitando compras não planejadas.

Orçamento deficitário

Em muitos casos, as facilidades que surgem com o crédito “fácil” permitem um excesso de compraz a prazo que, frequentemente, faz com que os indivíduos e as famílias tenham acesso a um padrão de vida que está acima da sua renda real.

Portanto, é importante sempre prestar atenção ao seu planejamento orçamentário, lembrando sempre que o objetivo de um orçamento é o superávit nas contas, ou seja, que após os pagamentos, sobre dinheiro para ser poupado.

Despesas emergenciais

Você certamente já deve ter passado por uma situação como um defeito no seu veículo ou, por exemplo, um mal-estar que envolve você ou seus familiares e gera uma dívida médica inesperada. Imprevistos fazem parte da vida de todo mundo.

Por isso, é importante estar preparado para essas possibilidades, tendo sempre algum tipo de poupança ou seguro para imprevistos.

Tags: armadilhas dívidas orçamento

Veja mais