Vale a pena transferir o financiamento de veículos?

Na hora do aperto financeiro, muitos brasileiros consideram a opção

A facilidade que pessoas com as contas em dia encontram para financiar um carro as leva a, muitas vezes, esquecerem de pôr na ponta do lápis os gastos reais da operação.

Independentemente da situação financeira, a compra de um carro sem o planejamento adequado pode pesar significativamente no orçamento e levar o comprador a pensar como sair dessa situação, ocasião em que a transferência de financiamento do veículo vira uma opção.

Descubra como a transferência de veículos funciona

A transferência da dívida de financiamento só pode ser feita entre duas pessoas físicas ou duas pessoas jurídicas. Não é permitido que a mudança seja de uma pessoa física para jurídica ou vice-versa. O repasse exige, ainda, que uma quantidade mínima de prestações já tenha sido paga e esse valor varia entre as instituições financeiras.

Por isso, se você decidiu transferir o financiamento do seu carro, o primeiro passo é entrar em contato com o banco ou instituição financeira credora para verificar as condições e seguir os protocolos de avaliação e histórico de crédito da pessoa que assumirá as parcelas.

Uma vez aprovado, o novo comprador assinará um instrumento contratual e pagará encargos de novo contrato, caso hajam.

A transferência vale a pena?

Para responder a esta pergunta é fundamental que o saldo devedor do veículo seja calculado para avaliar quanto de juros precisam ser pagos e quanto o carro vale no momento, para ter certeza que uma venda direta e quitação das parcelas junto à instituição não é uma opção melhor.

Obviamente, esta situação é totalmente dependente da maneira como o carro foi financiado, a quantidade de parcelas já pagas e a situação do orçamento atual com essa despesa mensal.

Caso você realmente não tenha como manter o financiamento e os juros ultrapassem o valor de mercado do veículo, o que é a maioria dos casos, a transferência deve ser considerada para que você não perca ainda mais dinheiro.

Se você decidir fazer a transferência, fique atento na realização do procedimento para que o veículo não continue sob sua responsabilidade e você passe por problemas com multas de trânsito e atrasos da outra pessoa.

Seja como for, avalie o valor do carro e a quantia dos juros antes de qualquer decisão.

Tags: financiamento transferência de veículo

Veja mais