Tem sido cada vez maior o número de pessoas que procuram uma maneira segura de investir, sem ter que recorrer a renda fixa, que sofreu grande queda na rentabilidade devido a redução da taxa Selic. Se esse é o seu caso, o investimento no mercado imobiliário pode ser a solução ideal para você.
Investimento em terrenos vazios
A expansão das cidades brasileiras tem seguido em um ritmo cada vez maior nos últimos anos. Por conta disso, investir na compra de terrenos virou um ótimo negócio, especialmente se eles estão localizados ao redor de locais que estão em ritmo de crescimento.
Mas, para não trocar gato por lebre, é importante pesquisar para saber o máximo possível sobre o local onde o terreno está e, assim, descobrir o seu real valor.
Compra e venda de imóveis usados
Existem muitas casas e apartamentos encalhados há muito tempo no mercado que poderiam ser vendidos após alguns serviços simples de reforma, como a pintura de paredes, por exemplo.
Neste caso, a função do investidor é adquirir o imóvel, assumir os custos da reforma e, então, vender a casa por um valor que supere esses gastos.
Construção de imóveis para venda e aluguel
Quando você compra uma casa pronta, está pagando pelo custo e pelo lucro da construção da casa, que pode ser altíssimo, uma vez que existem outros fatores que têm influência sobre o seu valor, como localização, por exemplo.
Investimento indireto
Existem também algumas formas de investimento em que você não precisa se envolver tanto e, pode apenas aplicar o seu dinheiro e esperar pelos resultados.
Fundos de investimento imobiliário, ações de grandes empresas do setor e adesão à iniciativas crowdfunding de construtoras, que, após a construção, devolvem o dinheiro com juros são algumas delas.