Nem sempre nos damos conta de que pequenas atitudes podem aliviar aquela alergia que não passa, ou aquela sequência de espirros que não nos dão trégua, não é mesmo? Já parou para pensar que a qualidade do ar em sua casa pode estar prejudicada?
Quando respondemos a esses questionamentos, percebemos que estamos deixando de lado algumas rotinas práticas dentro da nossa casa que podem ajudar a combater doenças respiratórias, aquelas que nos impedem de respirar melhor. Ao sentirmos irritações nos olhos, no nariz, na garganta, acompanhadas de cefaleia, tontura e náuseas – sem mencionar as “ites” – é hora de se ter atenção.
Tão importante quanto o que comemos e bebemos é o ar que respiramos. O ar é responsável pela oxigenação no sangue e possibilita a respiração celular. Para que você inspire e expire relaxadamente, sentindo o ar puro em suas narinas, listamos dez dicas que te ajudarão a melhorar a qualidade do ar em sua casa.
1.Limpe a sua casa com periodicidade
Arraste os móveis do lugar, passe a vassoura ou o aspirador de pó embaixo. Lave tapetes e roupas de cama, troque-os sempre que necessário. Passe pano úmido e depois seco, para garantir que a poeira não retorne ao ambiente. Mantenha a casa limpa.
2.Abra as janelas
Nada melhor do que sentir o vento úmido da manhã entrando pela sua janela, invadindo seu lar. Respirar o ar nesse momento, além de ajudar na circulação sanguínea, pode fazer com que seu despertar seja mais tranquilo. Ventile sua casa para evitar a proliferação de bactérias.
3.Cultive plantas
Há inúmeras plantas que se adaptam muito bem em locais com pouca sombra e ainda conferem um cheirinho muito agradável ao ambiente. A hortelã, o manjericão e o tomilho podem ser ótimos aromatizadores, pois são plantas muito perfumadas. Para compor o ambiente e renovar o ar, misture flores coloridas como a violeta, a bromélia, o lírio e o antúrio.
4.Verifique o ar-condicionado
Faça regularmente a limpeza dos filtros do ar-condicionado e verifique a saída de ar. Chame um técnico para auxiliar você nessa tarefa.
5. Utilize produtos de limpeza amigos do meio ambiente
É primordial que se use na limpeza da casa produtos que não agridam o meio ambiente. Existem no mercado opções “multiuso” que são nocivas à saúde, pois contêm substâncias corrosivas e inflamáveis que contaminam e poluem.
6.Evite fumar dentro de casa
A fumaça do cigarro pode diminuir a pureza do ar e impregnar em cortinas, tapetes, toalhas, entre outros. Além de prejudicar o próprio fumante, causa problemas respiratórios – asma e bronquite – a quem reside na mesma casa.
7.Observe se há infiltrações e mofo
Elas podem ser vilãs da pureza do ar! Nada é mais desagradável do que o cheiro de mofo em um ambiente. Verifique a existência de infiltrações, de umidade, para combatê-lo. Ele é um agente causador de fungos e bactérias que podem se alojar nos pulmões e provocar problemas respiratórios graves.
8.Tenha o hábito de trocar as roupas de cama
Os ácaros são aracnídeos minúsculos que se proliferam com muita facilidade no ambiente doméstico, por estar repleto de objetos que acumulam poeira. Podemos citar: almofadas, tapetes, sofá, travesseiros, cobertores e, claro, o seu colchão, como exemplos. Quando eles morrem, seus excrementos se misturam à poeira, e ao ter contato com a pele ou inalado, provocam alergias (rinite, dermatite atópica, asma, etc.). Por isso, é tão importante ter o costume de trocar toda a roupa de cama, bem como aspirar ou lavar com frequência os objetos que podem servir de abrigo para esse animal.
9.Cuidado com o uso de naftalinas
A naftalina ou naftaleno é uma substância altamente tóxica por se propagar no ar rapidamente. Além de exterminar insetos e fungos, ela pode debilitar o ser humano também, pois interfere na produção de hemácias levando à anemia. Em sua composição, há o hidrocarboneto, que é um possível causador de câncer. Não esquecendo de mencionar que o uso prolongado eleva o risco de surgir catarata.
10.Não exagere no uso de odorizador de ar
Alguns odorizadores possuem em sua fórmula gás clorofluorcarboneto (CFC), que é responsável pelo aumento do buraco na camada de ozônio. Substitua-os por sachês aromatizados de ervas, ou utilize os odorizadores que não possuem o CFC na composição.
Os ambientes com a qualidade de ar comprometida podem afetar nossa saúde de diversas formas. Imagine não poder comer ou dormir direito? Saiba que a digestão e o sono estão diretamente ligados à pureza do ar.
Garantir um ar puro dentro de casa é sinônimo de bem-estar, de tranquilidade, de uma vida com menos picos de estresse. É extremamente benéfico respirar bem.
Aproveite para estar ao ar livre ou, se não puder, melhore o de sua casa.