47% dos internautas buscam informações online antes de comprar

Mesmo levantamento, feito pelo SPC Brasil e CNDL, mostra que preço e comodidade estão entre as vantagens apontadas pelos consumidores

 

Consultar a internet antes de ir às compras já se tornou um hábito comum. Dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais do país, mostram que 47% dos consumidores com acesso à internet assumem o costume  de sempre fazer pesquisas online  antes de concretizar uma compra em loja física. Apenas 13% dos entrevistados compram em lojas físicas sem fazer qualquer consulta prévia no ambiente online.

Os celulares (59%) são os que mais geram pesquisas eventuais na internet antes de se efetivar a compra na loja física. Em seguida, aparecem os eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tablets e computadores (25%). Os livros são citados por 19%, assim como as viagens. Itens de vestuário, calçados e acessórios, como bolsas e cintos têm 17% de menções.

Os sites que oferecem ferramentas de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%) nessas horas, seguidos pelos sites que mensuram o índice de reclamação de determinada marca ou produto (54%). As lojas online de grandes varejistas e os sites ou aplicativos de marcas concorrentes são consultados por 50% e 35%, respectivamente. As redes sociais (23%) e os blogs especializados (20%) completam a lista dos maiores acessos na busca por referências.

“Cada vez mais os consumidores se utilizam da internet não apenas para adquirir produtos e serviços, mas também para comparar, informar-se e buscar opinião de outros compradores, pesquisando a reputação de marcas e lojas. Esse processo vem ocorrendo já há algum tempo e já alterou profundamente o equilíbrio de forças entre lojistas e clientes. As lojas físicas precisam ficar mais atentas às necessidades dos clientes que são multicanais. Ou seja, transitam simultaneamente por plataformas online e físicas”, afirma o presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior.

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