Já aconteceu de você adquirir uma peça de roupa linda só porque estava em promoção, mesmo sem ter ideia de como e onde iria usar? Saiba que naquele momento você fez uma compra por impulso. Cair nessa cilada, de vez em quando, é até normal. Agora, se você vive fazendo isso e sai completamente do seu planejamento financeiro por causa dessas comprinhas, é bom ficar atento. Confira as dicas da psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky, do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, e da psiquiatra Fernanda Piotto Fralonardo, professora da Faculdade de Medicina do ABC, para, da próxima vez, conseguir controlar os seus impulsos. O papo é sério!
Não ver cartão de crédito como dinheiro
Sempre que possível, saia com o dinheiro contado para os gastos que já estão planejados. Aí, fica mais difícil cair em tentação, usar o limite dos cartões e do cheque especial e acabar com uma dívida maior do que consegue pagar. Solução: deixe os cartões e cheques em casa.
Impulsividade
Se encontrar algo de que gostou muito em uma loja, mas não tiver tanta certeza de que precisa daquilo, volte para casa e pense um pouco mais. Se o objeto não sair da sua cabeça nos próximos dois ou três dias, e a compra couber no seu orçamento, aí você pode ir de novo à loja e comprar. Caso contrário, deixe para investir o seu dinheiro em outra coisa mais importante. Solução: ficou na dúvida? Volte de mãos vazias.
Ostentação
Se você sabe que autocontrole não é seu forte, peça a um amigo para acompanhá-lo durante os passeios principalmente no shopping ou em outros centros de compras. Se ele for uma pessoa prudente e econômica, melhor ainda. Assim, vai poder ajudá-lo a permanecer na linha, fornecendo bons argumentos para fazê-lo pensar duas vezes antes de abrir a carteira. Solução: passeie mais com o seu amigo pão-duro.
Consumismo
Se você não está planejando comprar nada, prefira levar a família para dar uma volta no parque, no museu ou em outro destino onde o apelo do consumo seja menor. Na Internet, é possível pesquisar vários programas culturais gratuitos. Solução: troque o shopping pelo parque.
Não desconheça suas finanças
Escreva tudo o que precisa comprar e o quanto pretende gastar com cada item. Se sabe que dificilmente vai resistir ao desejo de comprar algo diferente, no supermercado, por exemplo, planeje uma verba para despesas extras, mas que esteja de acordo com o seu orçamento. No mais, ao chegar ao local, trate de gastar exatamente como programou. Solução: antes das compras, faça uma lista. Sua conta agradece!