Consenso na maioria das finanças pessoais, é o entendimento de que organizar a vida financeira leva muito tempo e perder o controle e começar a se endividar pode ser feito num único mês.
Por mais desafiador que seja manter as finanças em ordem, há muitas recompensas. Uma vida financeiramente organizada permite muito mais liberdade de escolha à longo prazo e segurança futura.
Se você conseguir quebrar padrões que terminam minando sua renda, poupar e agir corretamente com seu dinheiro se tornará um hábito e valerá à pena.
Para que você não perca o controle com ações comuns que podem derrubar sua estrutura financeira ou para quem quer começar a jornada da organização de seu dinheiro, é preciso eliminar os três erros financeiros a seguir:
Falta de preocupação com educação financeira
Se você está lendo até aqui, este erro já está em fase de eliminação.
Estudar formas de poupar, investir, administrar e receber incentivo no comportamento correto é imprescindível na conquista de uma vida financeira tranquila.
Os brasileiros nem sempre recebem boas noções de educação financeira em sua formação ou nos exemplos durante seu desenvolvimento, mas, a informação está disponível de modo acessível.
É um erro enorme não aprender sobre estratégias de administração.
Rotina sem planejamento
Comportamentos cotidianos podem impactar diretamente sua saúde financeira.
Não é correto, mas, acontece muito de sairmos para realizar alguma compra e voltarmos com o dobro do que se pretendia comprar.
Este tipo de conduta é reflexo da falta de planejamento e computa um erro enorme em sua vida financeira.
Uma maneira de eliminar este comportamento é organizar suas compras em listas. Deste modo, sempre que você sentir o desejo de fugir do planejado e gastar a mais, você sempre terá em mente três questionamentos essenciais:
- Preciso disso?
- Tenho dinheiro para comprar?
- Posso esperar para comprar depois?
Sua consciência de consumo será melhor treinada para resistir.
Não ter um fundo de emergência
Um enorme erro financeiro é não se preparar para imprevistos que, de certo, ocorrerão.
Você precisa estar coberto em situações de emergência para não transformar intercorrências em verdadeiras armadilhas, recorrendo a cartões de crédito ou empréstimos que reduzirão sua renda com parcelas e juros.
Prevenção é uma alternativa segura de preservar seu modo de vida.
Corrija os erros e invista em sua independência financeira.