Dê cara nova ao material escolar e economize

Mesmo tomando o cuidado de pesquisar os melhores preços, as despesas com materiais escolares costumam ser altas

A hora de comprar material escolar é uma diversão para as crianças, que adoram comprar cadernos, mochilas e estojos novinhos em folha. Para os pais, no entanto, desembolsar dinheiro para a compra de todos esses itens não costuma ser uma experiência tão agradável. Isso porque, mesmo tomando o cuidado de pesquisar os melhores preços, as despesas com materiais escolares costumam ser altas, ainda mais para quem tem mais de um filho no colégio.

Assim, customizar alguns objetos que ainda estão em bom estado pode ser uma saída para garantir a satisfação de toda a família. Os pequenos voltarão à escola carregando materiais que parecem novos e os pais poderão continuar com as suas contas no azul. Gostou da proposta? Então, confira as dicas das blogueiras especialistas em customização Ana Beatriz Carvalho, do Blog Ana Carvalho, Cecilia Quintella e Nicole Saori, do Workaholic Fashionista. Elas ensinam a dar uma cara nova aos materiais escolares das crianças. Aproveite e junte a família para fazer arte!

Como recuperar cadernos e fichários: baixe desenhos da Internet e imprima. Depois, aplique sobre a capa do caderno ou fichário e encape com papel contact para dar o acabamento. “O estudante pode escolher um tema e customizar os materiais com imagens de personagens e ídolos de que ele gosta”, aconselham Cecilia e Nicole. Outra opção é revestir o caderno com tecidos de estampas divertidas. Nesse caso, basta utilizar retalhos e cola branca ou de tecido para deixar o material como novo.

Lápis e canetas: eles também podem ser revestidos com tecido. Para dar um toque final, vale colar brilhos e pompons nas pontas. As meninas, em especial, vão adorar o resultado.

Mochila: compre tachinhas ou adesivos, daqueles que basta passar com o ferro para fixar, e aplique em espaços estratégicos da mochila. Esses materiais podem ser achados em lojas de armarinhos. “O único cuidado é verificar se as tachinhas são de boa qualidade, as mais baratas podem enferrujar com o tempo”, alerta Ana Beatriz. No caso dos adesivos, o bacana é escolher diversos modelos, de que as crianças gostem. Além disso, chaveiros e outros penduricalhos ajudam a deixar a mochila usada com jeito de que acabou de sair da loja. Lacinhos de cetim amarrados nos zíperes também agradam às meninas. “Outra ideia é comprar tinta para tecido e deixar a criança pintar a mochila da forma que desejar, usando a imaginação”, sugere Ana Beatriz.

Tênis: calçados em bom estado, mas que estejam com a cor desbotada, podem ser tingidos e vão ganhar um ar de coisa nova. Se a escola do seu filho permitir o uso de tênis coloridos, também dá para pintar de um tom diferente e ainda inovar nos cadarços, que podem ser trocados todos os dias. Para as garotas, uma opção é aplicar cola glitter em todo o tênis. Fica muito moderno.

Uniforme: na maioria das escolas, essas peças não podem ser customizadas. Então, a dica é levar as peças que ainda estão em condições de serem usadas para uma reforma. A costureira poderá fazer pequenos reparos, como trocar elástico, costurar eventuais pontos que tenham se soltado e assim por diante.

Tags: artesanato crianças economia educação material escolar volta às aulas

Veja mais