Dia do Consumidor: prepare-se para a grande data do varejo – 15 de março

A data marcada no dia do famoso discurso do ex-presidente dos EUA, John Kenedy, promete descontos e promoções

Em 15 de março de 1962, o então presidente dos EUA, John Kenedy, falou ao povo sobre como as garantias de direitos essenciais a consumidores era fundamental nas transações. Anos depois, em 1983, a data 15 de março como dia do consumidor, foi marcada em referência ao discurso e utilizada para lembrar à sociedade das conquistas legislativas.

Desde 1990, no Brasil, o assunto de direito é tratado a partir do código de defesa do consumidor que, ao passar dos anos, ganhou posição na constituição federal no inciso XXXII, do art. 5º da CF 88 que diz que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.

O movimento abrangente foi percursor da criação dos PROCON’s estaduais -que ocupam papel decisivo nas argumentações entre consumidores e prestadores de serviços por todo o país.

Garantidos direitos, com o passar do tempo, a data tornou-se foco de ofertas e oportunidades de compra em diversos setores.

Entretanto, como garantir a barganha num momento em que vazamento de dados e falsos descontos preocupam tanto os consumidores?

A primeira dica é a mais sucinta: comparar preços antes da semana de 15 de março, uma vez que, diversos varejistas oferecem promoções por toda ela.

Reunimos os principais pontos a seguir para garantir compras seguras e vantajosas nesta ocasião:

O cashback e cupons funcionam no Brasil

Procure cupons em sites, opções de cashbak e ofertas especiais em redes sociais e influenciadores contratados. As campanhas em redes ganham mais força a cada ano.

Não fique preso a pesquisas habituais

Limpe o histórico de cookies do seu dispositivo para conquistar maior possibilidade de navegação na rede e verificar novos links de venda.

Invista em ofertas realistas de sites oficiais

O preço vai baixar, certamente. Contudo não ficará irrealista. Esta é uma forma de se prevenir contra golpes digitais. Ainda nesta preocupação, evite páginas suspeitas ou tendenciosas.

Use sites que comparam preços

Vão garantir uma visão mais ampla nas pesquisas de valores e verificar descontos seguros para você.

Tags: consumidor direitos promoção

Veja mais