A gente já sabe que o brasileiro não resiste a uma promoção, porém, essa queda por compras foi comprovada recentemente por um levantamento divulgado pela Kantar Worldpanel, empresa global especializada em comportamento de consumo.
O estudo mostrou que para 55% dos consumidores o preço reduzido é o principal fator na hora da escolha. Para confirmar os dados, a análise apontou que 80% dos consumidores brasileiros compraram itens em promoção no primeiro trimestre de 2017.
O potencial de compras promocionais no país é de 40,1%. Esse número coloca o Brasil à frente de países como Argentina (40%), Alemanha (17,4%), Espanha (14,5%) e França (13,5%).
Entre os compradores, os que mais gastam são os chamados "independentes maduros", pessoas com mais de 50 anos, que tem maior potencial de compra que os "independentes jovens”, que possuem menos de 49 anos. Segundo o estudo, a diferença está na maneira como os mais velhos encaram as compras, para eles, o ato de comprar é um programa, e não uma obrigação.
Fique atento
Além das motivações de cada fase da vida, é necessário avaliar se está comprando pelas razões certas, afinal, as emoções podem afetar significativamente o modo como usa seu dinheiro. Ignorar seus desejos não é a melhor opção, mas atente-se para não descontar frustações e problemas no consumo.
Tenha certeza de que suas compras vieram de decisões que foram tomadas conscientemente e não são apenas resultado de um desejo passageiro.
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