Hora de acertar as contas

Entenda como funciona a relação entre banco e cliente na hora de tomar um empréstimo

Nesses tempos de forte restrição de acesso a quaisquer linhas de crédito, está cada vez mais difícil ter um empréstimo bancário aprovado. E, quem está à espera de um “sim” do gerente de sua conta, talvez ainda desconheça alguns aspectos importantes que envolvem aprovação de seu perfil.

Nesse sentido, saiba que alguns tipos de estratégias podem ser utilizados para aumentar suas chances de sucesso.

Vamos apresentar as principais delas, além de discutir sobre as alternativas aos empréstimos bancários. Confira!

Nome negativado nem pensar

O principal ponto de dificuldade na hora de contrair um empréstimo é ter em seu nome algum tipo de restrição nos cadastros dos órgãos de proteção de crédito. Estamos falando do famoso nome “sujo”.

Dados do SPC Brasil apontam que, em julho de 2018, o Brasil chegou ao número recorde de 63 milhões de inadimplentes. Isto é, mais da metade dos consumidores brasileiros estão inabilitados a comprar a prazo.

No caso de empréstimo, temos financeiras que ainda oferecem crédito para negativados. No entanto, saiba que os juros praticados, devido ao risco identificado na operação, são altíssimos se comparado aos dos principais bancos do país.

Destaque aspectos positivos de seu perfil

Uma maneira de aumentar suas chances de sucesso na hora de solicitar um empréstimo bancário é destacando aspectos positivos de seu perfil. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, conheça quais são as mais recomendadas:

  • Extratos de movimentações financeiras vultuosas dos últimos meses;
  • Aprovação de crédito em outras instituições financeiras;
  • Aumento de sua renda durante os últimos meses;
  • Crescimento de seu patrimônio pelos últimos anos.

Dentre os pontos destacados, o mais importante é a renda. Afinal de contas, é a forma mais segura de garantir que você terá condições de honrar com suas obrigações enquanto as prestações do empréstimo durarem. Ao mesmo tempo, caso você reúna pelo menos 3 das demais condições listadas, são grandes as chances de aprovação do crédito.

Faça uma composição de renda junto a seu parceiro

Outra maneira de aumentar suas chances de obter a aprovação de seu empréstimo bancário é fazendo uma composição de renda com seu parceiro ou parceira. Nesse arranjo, a renda do casal é apresentada no intuito de avalizar a contratação de crédito.

Com isso, se você ganha R$ 6.000,00 mensais e seu cônjuge outros R$ 4.000,0, temos uma renda compatível para obter um empréstimo de maior valor se comparado a apresentação de cada renda de forma separada. Isso é muito comum, principalmente, em financiamentos imobiliários.

Negocie condições e compare alternativas

Seja qual for a motivação para tomada de um empréstimo junto ao banco, sempre negocie condições e compare alternativas. Embora isso pareça um tanto óbvio, muitas pessoas cometem o equívoco de assinar contrato com a primeira instituição que aprova seu perfil, sem nem mesmo verificar se os termos propostos são vantajosos ou se seria possível recorrer a outra saída.

Não adote esse tipo de comportamento e mantenha seu foco em encontrar o melhor para você. Comece julgando a real necessidade de contrair um empréstimo bancário. Por vezes, é viável tomar emprestado com algum amigo ou parente, sem juros nem multas por atraso, o que seria o ideal.

Ou, ainda, recorrer a linhas de crédito com juros mais amigáveis, a partir de convênios com organizações de classe. Muitas categorias profissionais, por meio de conselhos e sindicatos, conseguem negociar com instituições financeiras empréstimos com condições especiais para pagamento.

No entanto, sabemos que essas saídas não são viáveis para a maioria das pessoas. E, nessas circunstâncias, convém estudar as opções disponíveis no mercado, avaliando os custos da operação, o prazo para pagamento e o montante do crédito disponibilizado.

Como você pôde perceber, ter seu perfil aprovado para a contratação de crédito bancário pode não ser tão simples. Foi-se o tempo em que os bancos estavam de portas abertas para emprestar para quem precisa e pode pagar.

Nesse cenário restritivo, o que as pessoas devem fazer é tentar reforçar aspectos positivos de seus perfis, como expusemos desde o início. Fique também atento aos cuidados que devem ser tomados com os empréstimos bancários, sempre conferindo se, de fato, essa é a melhor escolha.

Tags: banco cliente empréstimos

Veja mais