Saber gastar é melhor do que saber ganhar dinheiro

Veja como mudar seus comportamentos de consumo!

Equilibrar as finanças e saber como gastar seu dinheiro sem abrir mão de coisas fundamentais é sempre um desafio. Afinal, a forma como gastamos é um hábito construído ao longo do tempo, e pode ser bem difícil mudar. Porém, quando temos contas a pagar e pouco dinheiro sobrando é preciso saber como e com o quê gastar.

Para ajudar a entender melhor porque saber gastar é melhor do que saber ganhar dinheiro, continue a leitura! Vamos falar também sobre como as mulheres podem melhorar sua relação com o dinheiro de forma consciente e saudável.

Como você gasta o seu dinheiro?

Entender nossos padrões de consumo, com o que gastamos ou como gastamos, pode ajudar muito a compreendermos melhor nós mesmos, e a identificar comportamentos pouco ou nada saudáveis para vida financeira.

Isso quer dizer que o nosso consumo faz parte da construção da nossa identidade pessoal e diz muito sobre nossa personalidade, mas isso não significa que não possamos nos aperfeiçoar e criar hábitos mais conscientes e saudáveis, não é?

Algumas reflexões podem ajudar a enxergar melhor esses comportamentos. Questione-se e tente perceber: com que tipo de produtos ou serviços você gasta mais? Você prefere aproveitar grandes promoções ou investir em algo mais duradouro, ou de maior valor agregado? Você se considera uma pessoa suscetível a estímulos e gatilhos que te levam a consumir mais? Tem o hábito de fazer investimentos de curto, médio e longo prazo?

O ato de consumir, em si, não é nenhum problema. A grande questão é que pessoas que gastam de forma inteligente costumam preferir desembolsar uma quantia maior em um produto ou serviço de maior qualidade, do que ser obrigado a gastar várias vezes por conta de produtos de qualidade inferior ou serviços e experiências menos exclusivos e prazerosos.

Além disso, o ato de se fazer investimentos, que ainda é muito ligado ao universo masculino, tem sido uma presença cada vez mais constante também no universo feminino.

O ponto central aqui é a percepção de que se você é mais seletiva com seus gastos, você acaba gastando menos, mesmo comprando produtos “mais caros”, e consequentemente sobrará mais dinheiro para fazer investimentos ou para poupar e realizar aquele sonho antigo!

Como melhorar a sua relação com o dinheiro?

Vamos então a algumas dicas práticas!

1. Pense em prioridades

Ter claro quais são as suas prioridades é o primeiro passo para evitarmos gastar com coisas supérfluas e que não vão acrescentar nada em nossa vida. Existe uma regra de ouro dos quatro “Ps”: prioridade, projeto, preciso e posso. Quando você sentir vontade de comprar alguma coisa pense: “Isso é uma prioridade? Faz parte de algum projeto pessoal? Eu preciso comprar isso agora? Eu posso comprar isso?”

2. Defina metas e pense em projetos

Definir metas e objetivos e pensar em projetos é uma ótima forma de mudar hábitos e se concentrar no que é realmente importante. Além disso, definir essas questões vai ajudar muito a conter a impulsividade em certos momentos.

3. Mude a sua forma de enxergar a riqueza e o sucesso

Se você se concentrar mais em ser uma pessoa bem-sucedida, e menos em ficar rica, naturalmente a sua dedicação e seu trabalho te levarão a uma melhor situação financeira e a uma mudança na forma como você gasta o seu dinheiro.

Como economizar nas compras?

A principal diferença de hoje para antigamente, segundo a especialista em consumo Hilaine Yaccoub, e que pode ser de grande ajuda quando falamos de consumo, é a tecnologia. Se antes nós dependíamos de uma outra pessoa, geralmente um vendedor, para nos informar sobre os produtos e serviços que queremos adquirir, hoje a informação chega de forma muito mais dinâmica e assertiva.

Então, use isso a seu favor! Pesquise o que quer que você queira nos sites de diferentes lojas e empresas, compare e tome uma decisão baseada em informações precisas e claras.

Se você tem outras dicas ou quer contar para os nossos leitores sua experiência em como melhor gastar o seu dinheiro, deixe aqui seu comentário e contribua para a experiência de mais pessoas!

Tags: comportamento consumo dinheiro ganhar gastar

Veja mais