Seguros de carro, vida, imóvel: o que são e como funcionam

Aproveite para conferir algumas dicas!


Você certamente já bateu seu carro ou conhece alguém que passou por essa situação. O que talvez não saiba é que a quantia máxima da indenização que recebe do seguro é chamada de “capital segurado”. O mesmo termo vale para outros tipos de seguro, como o de vida e o imobiliário. Os objetivos do capital segurado e seus valores é que variam. Em seguros de bens, ele existe para repor o que foi perdido ou danificado. Em seguros voltados a vidas, o objetivo é oferecer mais tranquilidade com relação a eventos futuros e incertos, como invalidez ou morte.

Quando uma vida é segurada, a indenização tem como capital o valor combinado entre o contratante do serviço e a seguradora. “Já no seguro relativo a bens, o capital segurado está relacionado diretamente ao valor do bem em questão. No caso de um veículo, por exemplo, ele é estabelecido de acordo com a tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)”, explica Luis Felipe Drumond, advogado e integrante da CNSeg - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

Mas como estipular valor para uma vida?

A grande dificuldade ao contratar um seguro de vida é estipular o valor do capital segurado. É importante calcular a quantia necessária para a manutenção imediata dos dependentes. “Devem ser considerados o patrimônio da família e os gastos mensais que precisarão ser mantidos caso o segurado seja o responsável financeiro”, afirma Anita Almeida, administradora de empresas e consultora de benefícios na corretora de seguros Gripp.

Capital segurado global e individual: qual a diferença?

“Capital segurado individual é o valor de indenização contratado pelo segurado.  Já o capital segurado global é o valor contratado por uma empresa. Esse montante é dividido igualmente entre os funcionários registrados no ato de um sinistro”, esclarece Anita. Imagine que determinada empresa contrate seguro para seus funcionários com capital global no valor de um milhão de reais, e que um sinistro envolva dez funcionários. Em uma situação como essa, as dez pessoas receberiam, cada uma, indenização de R$ 100 mil.

Em miúdos

Voltando ao exemplo citado no começo desse texto, chamamos de capital segurado o valor máximo da indenização a ser recebida para reparar o veículo ou até substitui-lo, caso necessário. O capital segurado, então, dependerá da tabela FIPE em vigor e também da análise dos danos sofridos.  Digamos que o motorista acabe enfrentando uma invalidez por causa do acidente. Caso ele tenha seguro de vida, o capital segurado será o valor estipulado na contratação desse serviço.

Tags: carro imóvel indenização seguro

Veja mais