Muitos pensam que a compra de um imóvel só depende do dinheiro e da decisão. Contudo, é um processo um pouco mais complicado. O comprador precisa ficar atento à inúmeras condições, uma delas é o sinal. Ele é uma espécie de garantia, os vendedores cobram uma quantia em dinheiro para te garantir a venda.
Saiba que o sinal não é entrada e nem a primeira parcela. É um compromisso financeiro regulamentado por lei, a importância dele é principalmente para o vendedor, pois caso o comprador desista ele não perde pelo tempo que “segurou” a venda.
Vamos supor que você resolve comprar um apartamento no valor de R$ 300 mil e faça um financiamento para isso. Nisso, você negocia um sinal com o vendedor de 10% do valor do imóvel. A parte ruim é que você definiu um prazo de 60 dias para entregar o dinheiro, contudo, por uma questão de burocracia, o dinheiro demorou mais que o esperado. Sendo assim, você acaba perdendo a compra e ainda por cima 30 mil do sinal.
Fique atento
Quando estiver negociando o imóvel, o primeiro passo é contratar um corretor de imóveis ou uma imobiliária habilitada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Quando encontrar o vendedor ideal, observe qual o tipo de sinal que ele está pedindo. Existe o confirmatório, que como o próprio nome diz, é para confirmar sua intenção de comprar. Nesse tipo, o valor do imóvel será abatido do valor total.
Já o sinal indenizatório ou penitencial é aquele que visa a indenização caso uma das partes se arrependa. Se a desistência vier do vendedor, ele deverá pagar ao comprador o valor do sinal, corrigido monetariamente, acrescido de juros e dos honorários advocatícios. Porém, se o comprador desistir, ele que deverá que pagar o sinal. Nos dois casos exija o recibo do pagamento do sinal, ele que garantirá a devolução ou os seus direitos.
Outro fator que você precisa ser cauteloso é no valor, o recomendável é que você dê o menor sinal possível. Os prazos também precisam ser razoáveis, afinal, se o financiamento demorar mais que o esperado, eles podem entender que você desistiu.
Para não ter problemas com um financiamento demorado, peça prévia avaliação do agente financeiro. Estude as condições e quando solicitar considere também a porcentagem do sinal.
Por fim, para garantir o tempo e o valor correto, se informe bem das cláusulas do contrato. Só se comprometa com o negócio se tiver certeza que terá condições de honrar com as parcelas do financiamento e com as outras condições do negócio. Não deixe que um problema com o sinal atrapalhe o seu sonho da casa própria.