Vai viajar? Não deixe de conhecer essas dicas

Veja como economizar e aproveitar melhor o seu roteiro de viagem

Viajar para diferentes lugares é o seu sonho de consumo? Se sim, saiba que é possível realizar esse desejo com um bom planejamento financeiro e algumas dicas que ajudam a aproveitar ainda mais o roteiro.

Quem decide o destino é você. Porém, essas dicas ajudarão a melhorar sua viagem, aproveitá-la muito mais e até mesmo economizar. Então, que tal conferir nossas sugestões?

Viaje fora da temporada

Todo destino turístico tem um período de temporada. De modo geral, as cidades frias recebem mais turistas no inverno e as quentes, no verão. Nesses períodos, é muito mais caro viajar, tanto em se tratando de passagens quanto no que se refere à estadia, alimentação etc.

Por isso, vale a pena tentar viajar durante outros períodos, pois isso garante uma economia significativa. Além disso, vale a pena buscar destinos menos conhecidos, que também são mais baratos.

Há várias cidades que já começaram a limitar a entrada de visitantes, como a ilha de Santorini, na Grécia, e a cidade de Dubrovnik, na Croácia. Então, por que gastar muito e se estressar se você pode ir para um local maravilhoso e mais econômico? Basta pesquisar!

Vá para onde seu orçamento permite

O aumento do dólar e do euro faz com que os destinos internacionais se tornem muito mais caros. Por mais que você economize e tenha dinheiro para viajar, é pouco interessante gastar um valor tão alto em apenas uma única viagem.

Nesse momento, vale a pena procurar destinos que têm moedas mais baratas em relação ao real. Alguns exemplos são México (exceto o Caribe), África do Sul, Indonésia, Nicarágua, Albânia, entre outros destinos na América do Sul, como Argentina, Colômbia e Chile.

E se você acha que não tem muito o que visitar nesses locais, faça uma pesquisa no Google e se surpreenda. Você vai se encantar com as belezas e a possibilidade de passar um dia inteiro com menos de 50 dólares!

Utilize os programas de milhagem

Sua fidelidade a uma companhia aérea rende bons descontos. Quanto mais você compra passagens, mais recompensas ganha. A principal vantagem é substituir suas viagens por milhas, que podem ser utilizadas para viajar, até mesmo de graça, no futuro.

Leve adaptadores de tomadas e carregadores de eletrônicos

Mesmo nas férias, você continuará utilizando o celular e outros apetrechos eletrônicos. Então, sempre leve o carregador e adaptadores de tomadas, quando a viagem for internacional. O padrão brasileiro não é aceito em outros países e isso pode causar incompatibilidades. Por isso, é bom se precaver em vez de ter um gasto extra.

Carregue pouco dinheiro em espécie

Algumas pessoas têm receio de ficar sem dinheiro durante a viagem e carregam montantes elevados de moeda local. Isso é desnecessário, porque praticamente todas as cidades do mundo contam com caixas eletrônicos.

A dica é conferir com o seu banco como o saque pode ser feito no país de destino e se há alguma taxa extra pelo serviço. Além disso, evite trocar dinheiro em hotéis ou aeroportos, porque a cotação costuma ser a mais baixa, e utilize um cartão de débito e crédito que isente cobranças a mais para compras feitas fora do país.

Procure diferentes opções de hospedagem

O hotel sempre vem à mente quando o assunto é hospedagem, mas essa realidade mudou nos últimos anos — e o melhor: ficou mais barato passar alguns dias viajando. Você pode utilizar hostels ou apartamentos e quartos em casas particulares, disponíveis em apps como o AirBnb. Assim, você escolhe exatamente o que deseja por um preço que compensa de verdade.

Ande a pé ou de bicicleta

Pode parecer estranho para você, mas essas são as duas melhores formas de locomoção para quem está viajando. A pé ou de bicicleta, você tem tempo para observar todos os lugares, analisar cada cantinho e conversar com as pessoas. Quando ficar cansado, pare para um café ou para olhar a paisagem e a arquitetura local.

Como você pôde perceber, essas dicas são bastante variadas e ajudam a aproveitar melhor o destino, assim como a economizar. Então, que tal colocá-las em prática e aproveitar seu destino?

 

Tags: dicas economia roteiro de viagem viagem

Veja mais