4 momentos para evitar fazer compras

Saiba identificar quais situações não são nada propícias para ir às compras!

Controlar nosso impulso por consumir é sempre um desafio. Ainda que você não saia por aí fazendo loucuras com seu cartão de crédito, sempre existe um dia em que baixamos a guarda e gastamos mais do que gostaríamos.

Se você reparar bem, existem alguns momentos críticos para fazer compras. Quando estamos ansiosos ou com pressa, por exemplo, as chances de adquirir algo que não precisamos ou com as características erradas são grandes.

Neste post, vamos falar dessas e outras situações em que é bom deixar as compras para outra hora. Confira!

Pressa

Quando o assunto é ir às compras, aquela velha máxima de que a pressa é inimiga da perfeição passa a fazer ainda mais sentido. Com o tempo reduzido para procurar pelo o que precisamos, nossa tendência é não olhar as especificações técnicas do produto, nem as melhores formas de pagamento ou preços. O melhor, portanto, é se planejar para ir às compras.

Para fazer o supermercado do mês, por exemplo, dê preferência para dias de folga, em que você está mais tranquilo. Assim, você poderá fazer uma lista com calma e adquirir os itens que você precisa na proporção necessária.

Ansiedade

Quem nunca descontou a própria ansiedade no cartão de crédito que atire a primeira pedra. Isso é algo que acontece com a maioria das pessoas, mas é extremamente perigoso para finanças quando se torna um hábito.

O ideal é trabalharmos nossas próprias emoções sem a necessidade de buscar em fatores externos a resolução de problemas. Até mesmo porque, esse tipo de “válvula de escape” não ajuda em nada. Se preciso for, busque ajuda de um profissional. Distúrbios de ansiedade merecem acompanhamento clínico como qualquer outra doença.

Já existe, inclusive, um nome destinado a classificar a compulsão por compras, que Oniomania, sinal de que a comunidade médica já está atenta a essa questão a algum tempo. Por isso, não hesite em procurar ajuda caso se sinta com dificuldades para controlar qualquer nível de compulsão.

Chateação

Quando nos sentimos chateados com alguma coisa, costumamos enxergar a necessidade de obter alguma recompensa. O início de uma semana intensa de trabalho, por exemplo, pode ser uma desculpa para jantar no restaurante mais caro da cidade. Uma desilusão afetiva, se torna um ótimo motivo para uma ida ao shopping, certo?

Para preservar suas finanças, é preciso se desvincular desse tipo de ideia ligadas a recompensas, que podem existir, mas não precisam envolver gastos dispendiosos.

Exaustão

Momentos em que estamos exaustos e cansados também não são propícios para fazer compras. Os motivos são um tanto óbvios: sem grande disposição para procurar por aquilo que precisamos, a tendência é encurtar a busca e ir logo para casa. Por isso, se for adquirir um bem ou produto de alto valor agregado, esteja disposto, seja para ir de uma loja a outra, a negociar ou estudar as opções disponíveis para a compra. Essa é a maneira mais segura de não sair no prejuízo.

Tags: consumo consumo consciente finanças

Veja mais