Que conforme os anos vão se passando a gente cresce, evolui e muda, é fato, o que é novidade é que a nossa personalidade, aquela que muitos acreditam que carregamos desde a barriga da mãe, essa também muda. Todo mundo já conviveu com alguém que diz ter personalidade forte, se é que você mesmo não é essa pessoa. É aquela pessoa que diz que nunca vai mudar, que tem opiniões intensas e que pode ser até difícil de conviver.
O fato é que para essa pessoa de personalidade forte existir, ela já passou por grandes transformações na própria personalidade. Até mesmo a personagem Gabriela da música de Gal Costa e do romance de Jorge Amado que nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim entra em contradição quando assume na música que quando veio para esse mundo não atinava em nada, ou seja, já passou por mudanças.
Segundo a pesquisa “A estabilidade na personalidade entre 14 e 77 anos”, publicada em dezembro de 2016 na revista da Sociedade Americana de Psicologia, a personalidade das pessoas mudam drasticamente entre 14 e 77 anos, o contrário do que outras pesquisas vinham revelando.
O estudo demorou muitos anos para chegar nessas conclusões, 63 anos para ser exato. Inicialmente os pesquisadores coletaram dados em 1947 de jovens nascidos em 1936 na Escócia. Depois selecionaram 1.208 destes jovens e em 1950 foram realizados mais estudos, aplicando questionários de personalidade. Por fim, 171 destas pessoas foram avaliadas de novo em 2012 com o mesmo questionário, com aproximadamente 77 anos.
Dentro dos questionários aplicados, os cientistas avaliavam 6 traços principais de personalidade e os participantes tinham que responder entre “fortemente em falta” até “fortemente apresentada”:
- Autoconfiança, a segurança sobre o próprio julgamento, poder e habilidade;
- Perseverança, a capacidade de insistir para atingir o sucesso, apesar dos desafios;
- Estabilidade de humor, ausência de grandes oscilações de humor, do tranquilo para o irritado, ou do alegre para o depressivo, por exemplo. Esse é o pólo oposto a neuroticismo, que se relaciona a emoções negativas, como depressão e ansiedade;
- Conscienciosidade, a busca por eficiência, cuidado, organização e seriedade no cumprimento de obrigações;
- Originalidade;
- Desejo de atingir a excelência.
Adolescência
Estudos apontam que a adolescência é uma das fases em que mais se muda a personalidade. Além das transformações físicas, é nesse período que muitas características psicológicas são moldadas. De acordo com outro estudo, realizado na Noruega em 2018, mudanças em diversas partes do cérebro ocorrem durante a adolescência, o que prova que essas transformações não dependem exclusivamente do meio externo.
Tudo isso prova que não somos os mesmos de ontem e nem de amanhã. Agora a gente sugere uma reflexão, dentro os traços de personalidade apresentados pela pesquisa da Sociedade Americana de Psicologia, pense se você hoje tem os mesmos traços de quando tinha 14 anos e conte pra gente nos comentários o que mudou de lá pra cá.