A mulher possui singularidades em seu corpo que merecem atenção e cuidado. Não é à toa tal preocupação, uma vez que carregam um sistema reprodutivo muito complexo, além de poder adquirir doenças muito específicas.
O corpo feminino não se resume apenas à menstruação, gravidez e menopausa – isso são apenas particularidades que fisiologicamente ele carrega. É necessário se conhecer além desses três acontecimentos, bem como o que pode acabar adquirindo ao longo da vida. Resumimos as principais enfermidades que podem atingir as mulheres e separamos algumas informações sobre prevenção e tratamento. Confira:
Candidíase
Muito comum entre as mulheres, a candidíase é uma infecção causada pela Cândida, que são fungos que se instalam e se mantêm em ambientes úmidos. A candidíase desequilibra a flora vaginal, causando ardor ao urinar, coceira e dor nas relações. Atente-se aos antibióticos e aos absorventes internos e evite roupas apertadas, que costumam abafar as partes íntimas.
HPV
Trata-se de uma DST (doença sexualmente transmissível) causada pelo papiloma vírus. Merece atenção redobrada por se tratar de uma doença que pode anteceder ao câncer de colo de útero. Ela se manifesta apresentando verrugas na pele, no ânus, na vagina e em outras regiões do corpo. O único modo de se prevenir do HPV é com o uso de preservativos e a periodicidade do exame Papanicolau.
Infecção urinária
Doença que mais acomete as mulheres, e a razão disso é muito simples: diferentemente dos homens, a uretra feminina é mais curta, portanto, mais próxima do ânus e das bactérias que habitam o fim do trato digestivo, causando infecção. Em alguns casos, há sangramento e dor aguda ao urinar.
Câncer de mama
O tipo de câncer que atinge milhões de mulheres no Brasil todos os anos, e quando descoberto tardiamente pode reduzir as chances de cura. A maneira de se prevenir é buscando por caroços ou formações nos seios, apalpando-os cuidadosamente, com um dos braços para cima. Caso perceba algo diferente em seu autoexame, procure imediatamente o seu médico para fazer a mamografia, cujo exame mostrará o diagnóstico.
Mioma Uterino
O mioma uterino é uma espécie de tumor benigno que surge no útero. Em alguns casos, os sintomas não são aparentes, mas em outros podem ocasionar em dolorosos e intensos períodos menstruais. Os exames de rotina e o devido acompanhamento da saúde devem ser feitos anualmente e são uma ótima maneira de prevenção.
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome que muda a natureza dos ovários, já que se trata de um problema metabólico em que a mulher pode desenvolver cistos, aumentando seu tamanho. Mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos possuem ciclos irregulares, dificuldades para engravidar e, em alguns casos, desenvolverem diabetes, por serem resistentes à insulina. Infelizmente não há prevenção, por isso a importância de se fazer exames periódicos.
Em todos os casos, não deixe de procurar ajuda. Cuide-se sempre.