Decoração baratinha é a nova mania

Você não precisa gastar o que não pode para ter uma casa do jeito que você sonhou

Nossa casa, nosso maior refúgio... o cantinho onde podemos descansar e recarregar as energias. Por que não deixar este lugar ainda mais bonito e aconchegante?

Não importa se você mora em casa ou apartamento, se o imóvel é grande ou pequeno. Deixar o seu espaço organizado, do jeitinho que você sempre quis, é, cada vez mais, um sonho possível. E isso pode ser feito de maneira econômica, como uma ótima opção para quem não quer comprometer o orçamento com objetos muito caros.

E você deve estar pensando que não é possível fazer uma decoração criativa e barata que deixe sua casa bonita, não é mesmo? Então, você se enganou. Além da economia, você pode conseguir resultados incríveis na sua casa. Tudo isso sem você gastar muito, ou, ainda, comprando coisas que não combinam com você.

Um exemplo do que está se tornando financeiramente mais acessível é a compra de móveis planejados.

Vale a pena investir nesse tipo de mobiliário: ele permite aproveitar da melhor maneira o espaço que você tem e pode ser adaptado com facilidade ao seu gosto e necessidade. Na compra de um móvel para a cozinha, por exemplo, além de escolher a cor, o modelo e o material, você pode determinar quantas portas, divisões internas e gavetas ele deve ter.

Para garantir a compra desses móveis sem desequilibrar o orçamento, confira algumas orientações dos especialistas Dori Boucault, consultor financeiro e especialista em direitos do Consumidor e Fornecedor, e Selma do Amaral, diretora de atendimento da Fundação Procon de Proteção e Defesa do Consumidor (SP).

Antes de ir à loja

Estude o seu orçamento, faça as suas contas e estabeleça o quanto pode gastar e qual é a melhor opção para o pagamento: em prestações ou à vista.

Também é válido pesquisar na internet sobre a reputação da empresa que está pensando em procurar. Veja se há muitas reclamações sobre o cumprimento dos prazos para entrega ou sobre a qualidade dos produtos. “Consultar cadastros de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, é outra estratégia para aumentar a sua segurança”, ensina Selma.

Por fim, tire as medidas do local onde pretende instalar o móvel, para que o orçamento feito na loja se aproxime o máximo possível da realidade.

Pechinche pra valer!

Ande pelo maior número possível de lojas e peça orçamento em pelo menos três. Lembre-se de observar se o comércio é de confiança e se os preços são acessíveis. Na hora de escolher, dê preferência às que oferecem assistência técnica, pois isso significa que, se houver qualquer imprevisto na hora da entrega e da montagem, você será atendido imediatamente.

Antes de decidir a forma de pagamento, todo o cuidado é pouco. O ideal é evitar parcelamentos em longo prazo. Por outro lado, pagar tudo de uma vez só é recomendado se a empresa fizer pronta-entrega – e, claro, se você tiver o dinheiro separado para este gasto. “Para economizar, você deve observar se há um bom desconto para o pagamento à vista ou em um número reduzido de parcelas. Se vai pagar em parcelas, calcule os juros, para saber qual será o valor total da compra”, indica Boucault.

Se a sua decisão for parcelar, prefira fazer o pagamento por boleto, de acordo com o tempo estimado de entrega, para evitar golpes. Evite, sempre que possível, o pagamento em cheque. “Se a empresa não for idônea, ela pode negociar seus cheques”, alerta o consultor financeiro.

Depois da compra

Lembre-se de guardar o orçamento e todos os projetos enviados pela loja, como forma de segurança. Além disso, faça o acompanhamento do pedido, dos prazos e fique de olho na montagem no dia da entrega. Cheque na hora se o móvel está de acordo com o que você pediu e se não há defeitos nas peças. “Se houver algum motivo de insatisfação com o produto, o consumidor deve reclamar imediatamente. Ele tem o direito de não aceitar que a instalação seja feita, até que a loja atenda às suas solicitações, entregando um móvel que esteja nas condições contratadas”, avisa a diretora do Procon.

Com todas essas dicas, a gente sabe que vai ficar mais difícil sair do seu lar quando ele estiver todinho decorado... Aproveite o seu cantinho.

Tags: casa decoração economia moveisplanejados

Veja mais