Apesar de serem deliciosos, os doces podem ter efeitos muito negativos para o corpo humano. O consumo excessivo de açúcar pode desencadear doenças como obesidade, diabetes, além de problemas dentários, dermatológicos e até mesmo neurológicos. E isso vale para todos os tipos.
Por todos esses males, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o açúcar deve ocupar apenas 5% da nossa dieta.
Mas sabemos que diminuir o nível de açúcar na alimentação não é uma tarefa fácil. Para te ajudar a alcançar esse objetivo, te apresentamos o desafio de 21 dias sem doce.
Por que 21 dias?
Segundo o livro "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg, para se mudar um hábito, é necessário uma repetição dessa atividade por 21 dias.
Por isso, como a nossa intenção é diminuir a ingestão, vamos te desafiar a ficar 3 semanas sem consumir nenhum tipo de doce, para que seja mais fácil resistir à tentação. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a encarar os 21 dias;
Conheça seus gatilhos
Normalmente, existem certos gatilhos, ou seja, alguns elementos que te fazem ter uma vontade mediata de comer doces. Pode ser uma refeição, um sentimento, uma ocasião social ou um horário do dia, por exemplo. Observe a sua rotina e perceba quais são os seus gatilhos e como dvita-los
Modifique a sua rotina
Uma vez que você tenha percebido esses elementos, mude a programação do seu dia-a-dia de forma que os momentos em que você tem mais vontade de consumir doces sejam evitados.
Acompanhe a sua evolução de forma visual
Para que você consiga cumprir seu objetivo, uma dica é ilustrar a sua evolução; crie, por exemplo, um calendário de 21 dias em que você vai riscando os dias conforme eles passam. Não importa o modelo da sua visualização: o importante é que você consiga ver o seu progresso.