Dia do combate à diabetes: os melhores hábitos de consumo para prevenir e lidar com a doença

Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 5,2% dos homens e 6% das mulheres são afetados pela doença no Brasil

Hoje, 14 de novembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia de combate à diabetes. Diabetes é uma enfermidade que pode surgir tanto como consequência de fatores ambientais, como os hábitos alimentares, o tabagismo e o sedentarismo, quanto por fatores genéticos, ou seja, pela incidência da doença no seu meio familiar.

Mas, o fato é que não é necessário ter uma histórico da doença na família para receber um diagnóstico de diabetes, e, além disso, a ciência já comprovou que adotar certas medidas pode prevenir ou retardar o surgimento da doença.

Por isso, para celebrar a data, separamos algumas recomendações que diminuem o risco de contrair esta doença crônica.

Preste atenção à sua alimentação

Excessos alimentares podem induzir a formação de tecido adiposo no sangue, que é um dos causadores da insulinorresistência, que é o aumento da sensibilidade celular à insulina.

Além disso, quando você tem uma dieta saudável e mantém o seu peso controlado, isso auxilia no controle de comorbidades, como a hipertensão e o aumento nos níveis de colesterol, e ainda diminui o risco de males associados a diabetes, como doenças cardíacas.

Por isso, na hora de realizar sua compras no supermercado, dê preferência para verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas diárias, além de reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras

Pare de fumar

O hábito de fumar aumenta o nível de glicose no sangue e a tensão arterial, além de danificar os vasos sanguíneos. Um diabético que fuma tem até três vezes mais chances de desenvolver uma doença cardíaca.

Além disso, segundo dados da Conferência Mundial sobre Tabaco e Saúde (WCTOH), custa anualmente 2% do PIB mundial, o que equivale a um custo de US$ 2 trilhões para a economia mundial em serviços de saúde.

Por isso, se você fuma, procure parar ou, pelo menos, reduzir a quantidade de cigarros. Se isso for muito difícil para você, nós recomendamos que você procure ajuda especializada.

Pratique exercícios físicos regularmente

Quando o seu corpo é fisicamente ativo, o seu organismo utiliza a glicose, ou seja, o açúcar, para produzir energia. Isso faz com que os níveis de glicemia, ou seja, o índice de açúcar no seu sangue, se mantenham baixos. Além disso, o exercício físico pode auxiliar na redução da resistência à insulina. 

O ideal é que você realize, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física moderada, como uma caminhada, por exemplo.

Além de não custar nada, a prática de exercícios no presente pode te ajudar a evitar gastos futuros ligados à serviços e tratamentos médicos no futuro.

 

Tags: diabetes hábitos saúde

Veja mais