A fatura do seu cartão é formada por todas as compras que você realiza usando o cartão de crédito mensalmente e abrange as despesas desde o fechamento anterior até a abertura da próxima cota.
As datas dependem do contrato realizado com o banco e, em geral, quem escolhe vencimentos fora do prazo da entrada de rendimentos, tende a pagar juros a mais pelo atraso do pagamento da fatura.
A primeira dica, portanto, é entender quando sua fatura começa, o dia em que ela termina e ficar atento às melhores datas para a compra que, em geral, jogam a despesa para o mês seguinte e aliviam a estrutura do orçamento.
A regra geral para utilizar o cartão de crédito de forma adequada e não se surpreender quando a fatura chega é manter a despesa a ser paga sob rigoroso controle: defina um valor exato para sua fatura mensal de modo que mesmo parcelas que você já deva ou passe a contrair não ultrapassem o limite específico determinado em seu planejamento de despesas.
Entenda os aspectos das faturas dos cartões de crédito
Normalmente, as despesas que constam nas faturas são ricas em detalhamento: dia da compra, nome da empresa, número de parcelas a serem pagas, se for o caso.
A medida é preventiva: com o alto número de clonagem dos cartões de crédito, observar atentamente cada item listado dá ao consumidor a oportunidade de contestar compras que não realizou e solicitar estornos.
Atualmente, com o envio de notificações a cada compra, a maioria dos bancos já previne que ocorrências de compras indevidas passem despercebidas por muito tempo. Por isso, a atenção a esses dados é crucial.
Número do cartão:
Por medida de segurança, a fatura demonstra os 4 primeiros e últimos dígitos do seu número, composto por 16 no total.
Limite total de crédito:
Este é o valor total disponível para que você efetue compras. Contudo, à medida que você realiza compras ele reduz e, ao parcelar, compromete o limite nos outros meses também.
Parcelamento da fatura:
A maioria dos cartões contam com essa opção e sugerem que você pode efetuar o parcelamento daquela fatura, com algumas opções de meses para quitar. Perigoso, o parcelamento deve ser decidido com atenção, uma vez que comprometerá suas próximas faturas e vai desorganizar sua cota definida. Em geral, essa opção inclui taxas e encargos.
Pagamento mínimo
Outro campo em que você deve analisar a situação. O pagamento mínimo se refere a um valor (especificado em percentual pelo seu contrato) para o pagamento da fatura do mês. Nele, você normalmente só paga os juros das compras realizadas e acumula valores para o próximo mês. Específico para cada cartão, o pagamento mínimo depende de análise individual.