Sinônimo de despesa, o cartão de crédito pode ajudar você a economizar

O problema não está no recurso e sim no uso que as pessoas fazem dele


Para quem está se esforçando para manter suas contas em dia, o cartão de crédito parece o bicho-papão. É verdade que ele está na origem do rombo orçamentário de muita gente. Mas o problema não está no recurso e sim no uso que as pessoas fazem dele.

“Se bem utilizado, o cartão de crédito é uma maravilha, porque oferece segurança e prêmios - como milhas, por exemplo -, além de permitir que você concentre o pagamento de várias despesas em um único dia, tendo a vantagem de conferir no extrato cada um dos gastos realizados”, explica Jurandir Shell Macedo Júnior, professor de finanças pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Usado com critério, o cartão também pode servir como ferramenta para reorganizar a vida financeira e melhorar o fluxo de caixa. Mas como fazer isso?

Controle financeiro

“A única forma de ter controle financeiro é anotar a despesa, não para gastar menos, mas para gastar melhor. O cartão de crédito pode ajudar a ter esse controle”. Segundo Jurandir, muitas vezes é possível financiar bens e serviços em várias prestações sem juros, mas a regra é: nunca se deve comprar à prestação a gasolina, supermercado ou remédios mensais porque no próximo mês o gasto vai ser o mesmo. “Uma geladeira sim, porque pode ser planejada e dividida, trazendo benefício para o dia a dia e a longo prazo”.

O educador e planejador financeiro Pedro Braggio aconselha guardar mensalmente todos os cupons fiscais das compras feitas no mês para não ter surpresas quando a próxima fatura chegar. “É importante guardar seus cupons até receber a fatura para conferir os valores cobrados. Você pode esquecer os valores de suas compras e acabar pagando a mais por um erro da operadora ou gastar além do que pode”, indica o especialista financeiro. Segundo Braggio, o cartão também pode ser usado de forma favorável para fazer o pagamento de algo necessário quando não se tem o valor na data de compra, mas você sabe que terá o dinheiro e poderá se planejar para pagar na próxima fatura”, explica.

Mas é fundamental não atrasar o pagamento. Os cartões de crédito possuem uma data fixa de vencimento, que o cliente pode escolher de acordo com o dia em que recebe seu salário. Se precisar trocar as datas de vencimento de seus cartões, basta conversar com a operadora.

Veja os principais erros no uso do cartão

Pagar com atraso ou somente o valor mínimo da dívida – Os juros do crédito são muito altos. Atrasando o pagamento da fatura, ou optando pelo pagamento mínimo, as dívidas acumulam-se e fica ainda mais difícil pagar. A dívida, além de continuar, terá o acréscimo dos juros pelo pagamento parcial ou pelo empréstimo da operadora, que quitará sua dívida.

Pontos e milhas – Não é raro ver que pessoas compram com o cartão de crédito para acumular pontos, descontos e milhas. Mas é preciso fazer um estudo de quando a compra vale o ganho desse benefício e aproveitá-lo somente quando o gasto for necessário.

Ter vários cartões – Ter vários cartões significa ter várias taxas de serviço para pagar. É preciso cautela e controle para não se perder nas contas e pagar por um cartão de que não necessita.

O barato pode sair caro – Ver somente os valores das parcelas de uma compra e não o valor total pode ser muito perigoso. Na maioria das vezes, as compras parceladas saem mais caras por conta dos juros e, mesmo achando que está pagando um pouco a cada mês, o gasto será maior do que o valor do produto.

Leia também “Aumente a sua segurança ao usar cartão de crédito e débito e evite prejuízos"

Tags: cartão de crédito consumo despesas

Veja mais