Se ter um cartão de crédito exige disciplina, ter dois exige o dobro da responsabilidade, certo? Mas, em alguns casos, ter mais de um cartão pode não ser sinal de consumismo, e sim, de organização, ainda que não seja uma estratégia adequada a todos os perfis de consumidor. “Ter dois cartões só é válido para alguém que controla muito bem as suas contas”, afirma o educador financeiro Cristiano Brasil, autor do livro “A Cartilha do Dinheiro”.
Você pode ter mais de um cartão se...
recebe adiantamento de salário, já que é possível ter faturas com vencimentos próximos às duas datas de recebimento. “Isso permite planejar melhor os gastos de acordo com o fluxo de seus pagamentos e os recebimentos dentro do mês”, explica Cristiano.
Quem divide com o cônjuge as responsabilidades financeiras do lar também pode optar por essa estratégia. “Se você recebe o salário no início do mês e seu cônjuge o recebe mais adiante, por exemplo, vale a pena ter dois cartões de crédito, com vencimentos próximos ao recebimento do salário de cada um”, explica Múcio Zacharias, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas.
Você não deve ter mais de um cartão se...
o salário cai na conta apenas uma vez por mês. O ideal é manter um cartão de crédito com vencimento para um ou dois dias após o recebimento da renda. “Ter uma fatura vencendo longe da data de pagamento pode facilitar o desequilíbrio das finanças. Isso aumenta o risco de o consumidor não ter o valor necessário para quitar toda a fatura no momento em que ela chega, o que é uma armadilha. Os juros do cartão de crédito e do crédito rotativo são gigantes, então, é importante pagar sempre o valor total da fatura”, alerta Cristiano.
Você nem deveria ter cartão de crédito se...
tem perfil consumista e é desorganizado nas finanças. O correto é evitar usar o cartão de crédito, sob pena de se endividar. O melhor caminho é fazer compras à vista, negociando bons descontos pelos produtos e serviços adquiridos.“Há pessoas que não conseguem se controlar nem mesmo com uma única data de vencimento do cartão”, afirma Múcio.
Avalie bem todas as possibilidades e tenha em mente que o controle financeiro é o seu grande aliado, já que esse ato te levará a uma vida sem dor de cabeça no futuro.