Por que especialistas afirmam que não devemos emprestar dinheiro?

Desgaste emocional e econômico gerado por um empréstimo não pago fazem da doação uma prática mais aconselhável

Todo mundo já ouviu um pedido de empréstimo financeiro pelo menos uma vez na vida, seja de um parente, amigo ou parceiro amoroso. E daí surge a dúvida: emprestar o dinheiro ou não?

Bom, especialistas em finanças dizem que não. Em geral, quando alguém tem um montante de dinheiro para emprestar, isso significa que essa pessoa se esforçou em alguma medida para manter essa reserva.

Por outro lado, quando alguém pede o dinheiro emprestado, em geral, isso significa que ela não tem uma boa gestão do seu dinheiro, o que quer dizer que ela muito provavelmente vai devolver a quantia esperada. Além dos problemas financeiros que isso pode te causar, ainda existe o abalo que isso pode gerar na sai relação com a pessoa próxima que pede o dinheiro.

Mas se o seu orçamento te permite emprestar a quantia e você quer ajudar o seu ente querido, a dica é simples: doe. Ao optar pela doação ao invés do empréstimo,  você evita o stress com uma pessoa que você gosta e ainda controla melhor o seu orçamento,  pois não vai mais contar com o retorno do valor emprestado, que pode ou não retornar.

Tags: empréstimo finanças

Veja mais