Preguiça de ir à academia?

Inspire-se neste tataravô de 111 anos que dá um show de vitalidade

De modo geral, todo mundo sabe que praticar exercícios é determinante para uma boa saúde e maior qualidade de vida. Porém, poucas pessoas realmente dão o passo inicial de mudar seus hábitos e incluir os exercícios em suas rotinas.

Para os mais empenhados em cumprir esse objetivo, a dificuldade, muitas vezes, está em obter alguma constância com a prática. Afinal, começar é fácil, o difícil é persistir e fazer dos exercícios um hábito.

Para tornar esse processo mais fácil, o ideal é lembrar sempre dos benefícios que são conquistados com os exercícios físicos. Para te ajudar nisso, vamos trazer neste post a história de um trisavô de 111 anos que até hoje se exercita. Confira!

Benefícios dos exercícios

O sedentarismo é um dos grandes males do século XXI. Com cada vez mais horas dedicadas ao trabalho e a afazeres doméstico, as pessoas em geral não têm conseguido organizar suas rotinas de modo a dedicar algum tempo a exercícios físicos, hábito fundamental para a saúde de nosso corpo.

Mais que contribuir para a saúde física, a prática regular de exercícios também faz bem para as nossas mentes. Quem é amante de atividades aeróbicas, como corridas e caminhadas, costuma dizer que enquanto “cansamos” os músculos, descansamos a “cabeça”.

E, para reforçar a necessidade de manter uma constância na prática de exercícios, listamos alguns dos benefícios para quem segue firme nesse propósito:

  • Melhora da oxigenação dos tecidos.
  • Melhora do metabolismo do organismo.
  • Aumento da força muscular e do condicionamento físico.
  • Redução do conteúdo de gordura.
  • Melhora da movimentação muscular e articular.
  • Aumento da sensação de bem-estar.
  • Melhora das condições emocionais e mentais.

Diante de tantos pontos positivos, fica evidente a necessidade de se exercitar independentemente da idade. Isso porque mesmo pessoas que tiveram um estilo de vida sedentário em boa parte de sua vida, ainda podem mudar sua trajetória e reverter as consequências dos maus hábitos.

Exemplo para se inspirar

Nada melhor que conhecer histórias de pessoas para nos dedicarmos e nos empenharmos em mudar nosso estilo de vida. Nesse sentido, uma trajetória inspiradora que vale a pena conhecer é a de Henry Steng.

Henry é um japonês, tem 111 anos, é tataravô e se mantém ativo e focado em manter a boa forma. Ele mora em Los Angeles e desde 1975 vai à academia todos os dias para fazer seus exercícios. Aos 80 anos de idade, Henry praticava yoga. Já aos 90 realizava exercícios de Pilates e aeróbica.

Atualmente, com 111 anos, Henry pedala em uma bicicleta reclinada durante 30 minutos. Além disso, faz yoga em sua cadeira de rodas e trabalha o fortalecimento das mãos com bolas antiestresse.

O tataravô se mantém fiel a sua rotina, exercitando-se todos os dias e sempre por, no mínimo, 30 minutos.

Como dica, Henry diz que para manter essa constância é necessário permanecer positivo para progredir. Os exercícios diários, segundo ele, ajudam qualquer pessoa a alcançar os seus objetivos. A filha de Henry relata que o pai mantém uma dieta equilibrada, come pouco, porém prioriza sempre o café da manhã.

Em sua dieta matinal, sempre há dois ovos cozidos, meia toranja, meia banana, pão com manteiga e geleia, meia tigela de cereais, uma xícara de café e um copo de suco de laranja.Já no almoço, Henry varia entre comida chinesa, italiana ou mexicana. No entanto, não dispensa um fast food de forma ocasional.

Para o jantar, ele prefere comidas mais simples como frango assado, carne moída, omeletes, carne de porco ou sopas. “Eu tenho pequenos problemas como todo mundo, mas eu apenas penso: ‘esqueça isso’”, relatou Henry ao jornal L.A Times. Além disso, o tataravô de 111 anos diz que seu segredo é sorrir todos os dias e sempre se manter positivo, mantendo uma vida social ativa e estando rodeado de pessoas amadas.

Sendo assim, Henry é um ótimo exemplo para que nós possamos repensar nossos hábitos e mudá-los, a fim de melhorar nossa saúde e qualidade de vida.

Com uma inspiração assim, fica fácil sentir-se incentivado a ir em busca de uma vida melhor e a não desistir de nenhuma meta ou objetivo. Pronto para retomar suas atividades físicas ou manter a constância que você vem perdendo? 

Tags: academia longevidade saúde tataravô

Veja mais