Quem não gosta de sair com os amigos depois do fim do expediente para relaxar, colocar o papo em dia, tomar uma cerveja e petiscar? Esta é uma atitude saudável, já que a vida não é feita apenas de obrigações. Por outro lado, se você não estiver preparado para lidar com algumas situações típicas desses encontros, que podem reverter em gastos que não estavam previstos, a sua dor de cabeça, no dia seguinte, pode não compensar a diversão. Fique de olho nessas dicas dos especialistas para não deixar o happy hour desequilibrar as suas contas.
1. Preços altos
Assim que seus amigos decidirem aonde vão se encontrar, dê uma olhada no site do estabelecimento e, se necessário, ligue para saber se eles cobram algum valor de entrada ou se exigem um consumo mínimo. Consulte valores de pratos e bebidas para ir com o bolso preparado. Agora, se depois de fazer as contas você achar que o lugar é muito caro e não vai caber no orçamento, uma boa pedida é sugerir outro destino, um local onde os preços sejam mais acessíveis.
2. Uma única comanda por mesa ou grupo
Prefira bares que oferecem comandas individuais. Dessa maneira, não há o risco da turma querer dividir o valor da conta por igual e você ter de arcar com um gasto que não está de acordo com o que consumiu, gerando uma despesa muito maior do que a planejada.
3. Taxas de entrada
Evite estabelecimentos que cobram apenas para deixá-lo entrar. Há muitos locais em que você paga apenas o que consome e esses são os melhores para quem deseja economizar.
4. Promoções limitadas
Alguns estabelecimentos oferecem condições melhores para quem confirma a presença com antecedência. Pode haver descontos e promoções em que a pessoa, consumindo um prato ou bebida, ganha o segundo. “O único cuidado é verificar até quando a promoção é válida, pois geralmente os bares costumam estabelecer um horário máximo para a chegada do grupo. Depois desse período, pode ser que o valor da entrada ou do que foi consumido seja cobrado integralmente”, alerta o educador financeiro Pedro Braggio.
5. Fome de leão
Os preços das bebidas e dos petiscos em bares e casas noturnas costumam ser bem altos. Então, se o seu objetivo é unicamente encontrar os amigos e passar bons momentos com eles, não há nada de errado em comer alguma coisa antes de encontrá-los. Assim, quando chegar ao estabelecimento, dificilmente vai se exceder nos gastos.
Leia também “27% dos brasileiros que possuem vale-refeição gastam todo saldo antes do mês acabar” .