A correria do nosso dia a dia gera uma pressão e tanto na nossa mente, podendo acarretar sérios problemas emocionais. Quantos e quantos relatos não podem ser lidos na internet sobre pessoas que sofrem com ansiedade e depressão ou que vivem em uma constante luta pessoal para se sentirem felizes em meio a tantos bombardeios mentais que a vida impõe 24 horas por dia.
Porém, seja por fatores biológicos ou sociais, há aqueles que se destacam dentre os demais quando o assunto é ser feliz. Para estes, problemas do cotidiano como o carro que deu defeito em meio a uma avenida lotada ou o gás de cozinha que acabou em um feriado prolongado pode não se tornar um motivo para grandes estresses. Diferentes das demais, essas pessoas costumam ter hábitos particulares, que indicam que são indivíduos felizes.
Mas afinal, quais são estes hábitos?
Todos eles são hábitos simples, ou pelo menos, aparentemente não muito difíceis de serem alcançados ou estimulados em nosso dia a dia. Ou seja, são hábitos que, ainda que possam vir a faltar no cotidiano de alguns, sabemos que é real e que há quem carregue esse peculiar estilo de vida consigo. Eis uma lista com alguns destes hábitos:
1. Sorrir regularmente
Não importa se um sorriso é falso ou não. Isto é, o fato do sorriso ter sido provocado por uma piada ou por um momento agradável do seu dia, ou ainda que este tenha sido apenas a movimentação voluntária dos músculos, sem que alguma razão exterior a tenha provocado, há a liberação de endorfina pelo cérebro. Ou seja, mesmo que seu sorriso seja sem motivo, isso pode estar reduzindo o seu stress.
2. Exercitar-se
Exercícios físicos são sinônimo de saúde em todos os aspectos. Há aqueles que praticam as atividades em busca de perder peso. Outros apenas focam no condicionamento físico. Mas uma simples caminhada de 10, 15 minutos também causa a liberação de endorfina e, consequentemente, a sensação de bem estar.
3. Assumir a responsabilidade dos próprios erros
Admitir as próprias falhas quando se causa um determinado problema, principalmente se este envolve pessoas queridas, pode ajudar a evitar o estresse de culpar outras pessoas e as consequentes relações ruins que podem sair disto. Mas lembre-se, assumir responsabilidade é diferente de se sentir culpado.
4. Desapego a rancores e mágoas
Este é interessante. Guardar rancor ou mágoa de qualquer espécie que seja significa apegar-se a sentimentos negativos com frequência. Ou seja, sempre que você lembrar de uma situação em que o rancor por algo ou alguém esteja envolvido, o ressentimento vem a tona, ainda que involuntariamente, demonstrando que você permanece atrelado aquilo.
5. Viver o presente
Por mais clichê que isso possa parecer não deixa de ser uma verdade. Muitas pessoas alimentam sentimentos ruins ao apegarem-se com situações passadas e acabam desenvolvendo ansiedade por planejarem compulsivamente um futuro próximo e findam por esquecer de viver o momento. Pessoas felizes tendem a superar o passado com facilidade e, apesar de planejarem o futuro (de maneira saudável e racional), conseguem viver o presente e se tornam naturalmente pessoas mais satisfeitas.
6. Sonhar grande
Prender-se nos acontecimentos de um futuro próximo pode causar sentimentos de ansiedade em uma pessoa, mas sonhar grande e viver em prol da realização de grandes sonhos é um legítimo hábito de pessoas felizes. Esse comportamento faz com que elas saibam reconhecer os próprios limites, tenham a capacidade de sair da própria zona de conforto, além de serem disciplinadas para alcançarem aquilo que querem.
7. Meditar
Meditar é um hábito saudável. Para alguns tem a ver com espiritualidade e religião, para outros é apenas sinônimo de boa saúde mental. Seja como for, a meditação é uma eficaz maneira de embarcar em uma profunda viagem ao autoconhecimento e às camadas mais profundas do subconsciente, o que pode ajudar no esvaziamento da mente e no desapego a problemas e ansiedades do cotidiano.
8. Tratar a todos com respeito
Tratar o próximo com bondade e o devido respeito significa contagiar aos outros com a felicidade. Isto é, aqueles que testemunham atos de bondade para com desconhecidos se sentem bem, mesmo que inconscientemente. Ou seja, quando você é bondoso e respeitoso, além de tudo, você está transmitindo sua felicidade aos demais.